ESTADO |
Emancipa Família Gaúcha abre inscrições para capacitação gratuita em Nova Santa Rita |
A iniciativa tem como objetivo promover inclusão socioprodutiva e geração de renda para famílias afetadas pelas enchentes no estado |
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul abriu inscrições para o programa Emancipa Família Gaúcha, que oferecerá capacitação profissional gratuita a 2.200 pessoas em situação de vulnerabilidade social em 31 municípios, incluindo Nova Santa Rita.
A iniciativa tem como objetivo promover inclusão socioprodutiva e geração de renda para famílias afetadas pelas enchentes no estado.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com recursos do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Social e Produtiva (FEAISP – Desenvolvimento Social) e execução da Central Única das Favelas (CUFA Rio Grande do Sul).
A secretária de Desenvolvimento Social, Solange Laubine, destacou a importância do programa: "O Emancipa Família Gaúcha é uma oportunidade real de transformação para milhares de famílias que foram duramente impactadas pelas enchentes. Nosso objetivo é oferecer capacitação de qualidade, aliada a suporte para que essas pessoas ingressem no mercado de trabalho ou iniciem seu próprio negócio, garantindo autonomia e dignidade."
Cursos e Benefícios
Os cursos gratuitos são voltados para áreas estratégicas com alta demanda no mercado:
Gastronomia – Técnicas práticas para atuar em cozinhas profissionais ou empreender.
Manutenção de Obras – Capacitação em reparos e reformas residenciais.
Eletricista – Instalações e manutenções elétricas.
Manicure – Técnicas para cuidados com unhas e atendimento profissional.
Barbearia – Formação para atuar como barbeiro ou abrir o próprio salão.
Informática – Habilidades em programas e ferramentas essenciais.
Auxiliar Administrativo – Capacitação para organização e gestão empresarial.
Além da formação, as pessoas participantes receberão kits de ferramentas e materiais no valor de R$ 1.500, permitindo que iniciem suas atividades profissionais imediatamente após o curso.
Parte do Plano Rio Grande
A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três frentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e planejamento para o futuro do estado.
Cidades Participantes
Região Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Guaíba, Novo Hamburgo, Nova Santa Rita, Porto Alegre, São Jerônimo e Sapucaia do Sul, Triunfo e São Leopoldo.
Região Central: Cacequi, Cachoeira do Sul, Faxinal do Soturno, Jaguari, Restinga Seca, Santa Maria.
Região Sul: Pelotas e Rio Grande.
Região da Serra e do Vale do Taquari: Caxias do Sul, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Roca Sales, Encantado, Muçum, Sinimbu e Rio Pardo.
Veja mais detalhes em www.emancipafamiliagaucha.org.
As inscrições devem ser feitas através do https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScD-yZkRN86u-DEd-0mbIJlSKMNYJK4l3NyzeVbCYhCJlpVfA/viewform.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |