NOVA SANTA RITA |
Grupo de Convivência realiza atividades com pessoas da Terceira Idade |
Todas as quartas-feiras as pessoas participantes se reúnem no Cras às 9 hs |
GRUPO DE CONVIVÊNCIA VALORIZA A MELHOR IDADE EM NSR
Todas as quartas-feiras as pessoas participantes se reúnem no Cras do município
Estar na chamada melhor idade pode ser uma experiência prazerosa e divertida. É o que afirmam as pessoas participantes do Grupo de Convivência da Terceira Idade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Nova Santa Rita, que se reúne toda quarta-feira, a partir das 9 horas.
Depoimentos
Entre as participantes, Maria Rejane, 61 anos. Moradora do bairro Caju, ela afirma que as atividades estão aprovadas. "Estou há um ano no grupo e me sinto muito bem. Fazemos novas amizades e temos entretenimento, inclusive, troquei algumas mudas de plantas com uma amiga aqui". Para ingressar participar é necessário ser morador(a) da cidade e ter mais de 60 anos.
Natural do Uruguai e moradora do bairro Caju, Maria Del Carmem, 63 anos, frequenta a atividade há seis anos e destaca a importância da interação social: “É uma segunda família. Melhorei minha sociabilidade e até meu português”.
Quem também não perde a programação das quartas-feiras, é Lourival Pereira, 76 anos, morador de Morretes. "Estou há quatro anos. Gosto muito, venho sempre”.
Vínculo e sociabilidade
O coordenador do Cras, Roberto Lima, explica que o principal objetivo do grupo é promover a integração e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. "Através de atividades como recreação, artesanato, dinâmicas em grupo e ao ar livre, conseguimos criar um ambiente acolhedor".
A qualidade de vida das pessoas participantes é apontada, de forma unânime, por quem é integrante. "Tanto que o grupo solicitou a ampliação do horário de encontro". A secretária de Desenvolvimento Social, Solange Laubine, destaca que o programa oferece não apenas atividades culturais e recreativas, mas também combate a solidão, fortalece a autoestima e promove a autonomia dos participantes. "Com uma abordagem humanizada, buscamos criar um espaço seguro para a troca de experiências e aprendizado mútuo", afirma Solange.
Como participar
O Grupo de Convivência está aberto para quem tiver interesse em participar. Para isso, é preciso realizar a inscrição no Cras, localizado na Avenida Santa Rita, 188, Centro de Nova Santa Rita.