CANOAS
Prefeitura Municipal decreta Situação de Emergência em decorrência do temporal
   
Gabinete de Crise trabalha para auxiliar moradores atingidos pelas chuvas e ventanias

Por Assessoria de Comunicação
17/01/2024 16h37

O forte temporal que atingiu Canoas na noite de terça-feira (16) causou destelhamentos, queda de árvores e alagamentos de ruas em diversos bairros.

As equipes do gabinete de crise estão percorrendo a cidade para desobstruir vias e auxiliar a população.
Há registro de destelhamento, queda de árvores e de fios no bairro Rio Branco. Também há ocorrências no Niterói e Fátima.

O secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), Igor Sousa, informa que houve ventos superiores a 98 km/h. “As subprefeituras estão abertas, atendendo as solicitações de lonas. As pessoas podem acessar esses locais. A Defesa Civil não está fazendo essa entrega no momento, pois está dando prioridade para os casos de resgate”, ressalta.
Além da Defesa Civil, Bombeiros, subprefeituras, Guarda Municipal (GM), agentes de trânsito e diversas secretarias estão nas ruas prestando atendimento. Famílias que necessitem sair de casa estão sendo encaminhadas a escolas e ginásios municipais, mas muitas não querem deixar as moradias. Até o momento, 15 pessoas foram levada para o Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Segundo o último aviso da RGE, há 150 mil pontos sem energia elétrica. Em alguns locais, o fornecimento foi cortado por medida de segurança. Com a falta de energia, o abastecimento de água também foi prejudicado. A Corsan está trabalhando para restabelecer o fornecimento.

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, assinou Decreto de Emergência, na tarde de 17 de janeiro, para viabilizar obter recursos e possibilidades legais para auxiliar as famílias atingidas pelas fortes chuvas.

Após os danos causados pela tempestade com fortes ventos e granizo que atingiu a cidade na noite desta terça-feira (16), o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques assinou o decreto que declara situação de emergência nível 2 no município. O documento contou com o parecer do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), emitido por meio da Defesa Civil. O Decreto nº30 de 2024 tem validade por até 180 dias.

“A previsão para hoje é muito séria e, por isso, assinei o decreto de emergência de nível 2, que é necessário para agirmos com mais celeridade afim de atender a população. Esperamos que Deus nos ajude e que os canoenses não sejam mais prejudicados, mas em caso de necessidade, estaremos preparados para socorrer aqueles que precisarem”, afirmou o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques ao lamentar que o forte temporal, que causou tantos estragos, atingiu principalmente a população mais humilde.

O evento climático causou danos à cidade e registrou tempestade severa com ventos que chegaram a 100km/h. A iniciativa permite, entre outras ações, o saque do FGTS pelos atingidos, assim que for homologado. 

Texto: Dayane Mascitti
Edição: Valéria Deluca

Confira o decreto de Emergência:

Anexos

Última atualização dos índices pluviométricos
Bairro Estância Velha – 29 mm
Bairro Marechal Rondon – 75 mm
Bairro Mathias Velho – 48.8 MM
Bairro São Luis – 53.2 mm
Bairro Niterói – 56.1 mm

Serviço
Casos de emergência relacionados à chuva, alagamentos, ventos ou granizo podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A Guarda Municipal de Canoas também está de prontidão nos telefones 153, (51) 32363888 ou pelo (51) 32363889. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o contato é pelo WhatsApp: (51) 51 9301 4751. A necessidade de sinalização devido à queda de árvores ou alagamentos deve ser comunicada à Diretoria de Trânsito, no número 156.

Pontos de apoio
Os ginásios da EMEF Paulo VI (av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima), Thiago Würth (av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho), da EMEF Santos Dumont (rua Arthur Bernardes, 654, Niterói), na EMEF Erna Würth no CAIC (av. Dezessete de Abril, 430, Guajuviras) e no Centro Esportivo São Luís (rua Eng. Rebouças, 844, São Luís) estão à disposição para eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.

Obs.: Os dados estão sendo constantemente atualizados.


   

  

menu
menu