EDUCAÇÃO |
EMEF Rui Barbosa recebe representante da UNESCO e reafirma liderança em educação científica e sustentável |
O encontro destacou o papel de vanguarda da escola, a única do RS entre as doze instituições brasileiras selecionadas para esta iniciativa internacional |
Na manhã de sexta-feira, 14 de agosto, a EMEF Rui Barbosa teve a honra de receber o professor José Vicente, representante da UNESCO, em visita acompanhada pela secretária municipal de Educação, Margarete Ferretti, e toda a equipe pedagógica da escola.
O encontro destacou o papel de vanguarda da escola, sendo a única do Rio Grande do Sul entre as doze instituições brasileiras selecionadas para esta iniciativa internacional.
UNESCO e educação sustentável: nova fase
Com a nova parceria, a EMEF Rui Barbosa passará a integrar ações do Programa das Escolas Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO) com foco em Escolas Sustentáveis. As atividades planejadas envolverão diretamente alunos e comunidade, ampliando o impacto socioeducativo e ambiental do projeto.
Por que essa seleção UNESCO é tão importante?
1. Validação internacional: Entrar para o programa da UNESCO torna a EMEF Rui Barbosa referência nacional em educação inovadora e sustentável.
2. Ampliação do impacto: A integração com o PEA-UNESCO deverá potencializar as ações já existentes, envolvendo mais a comunidade em especial as famílias assentadas.
3. Fortalecimento institucional: A parceria com a UFRGS, consolidada desde 2015, agora recebe o impulso de uma organização internacional, que oferece suporte técnico e visibilidade.
4. Modelo replicável: O reconhecimento eleva o modelo da escola e do projeto Clubes de Ciências como uma estratégia eficaz para escolas do campo em outras regiões, combinando ciência, cultura local e sustentabilidade.
A visita do representante da UNESCO à EMEF Rui Barbosa, somada à seleção da escola para o programa internacional, é um marco importante para Nova Santa Rita.
O Projeto dos Clubes de Ciências, que já influencia positivamente os estudantes e a comunidade desde 2015, agora caminha para alcançar novos horizontes de inovação e sustentabilidade. Aproximar ensino, cultura do campo e ciência é o que institucionaliza a escola como um farol de qualidade educacional e esse modelo tem tudo para inspirar outras redes municipais.
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