NOVA SANTA RITA
Começam as obras dos viadutos de Nova Santa Rita na BR-386
   
CCR ViaSul iniciou as obras simultâneas nas duas construções previstas

Por Assessoria de imprensa
26/03/2025 12h22

Prefeito Rodrigo Battistella anunciou o início das obras dos viadutos na entrada de Nova Santa Rita

Sonho antigo da comunidade começa a tomar forma. 

A CCR ViaSul deu início nesta semana às obras de implantação dos novos viadutos no km 434,8 e 435,5 da BR-386, em Nova Santa Rita. O início das atividades marca um avanço significativo para a cidade, que há anos aguardava essa melhoria. Durante as etapas dos serviços, o fluxo da rodovia será impactado, podendo gerar lentidão de até 30 minutos nos horários de pico.

Para minimizar os transtornos, a Concessionária elaborou um cronograma em etapas, com previsão de conclusão total até o início de 2027.

Obras no km 434,8

Inicialmente, os trabalhos estarão concentrados no dispositivo do km 434,8, com a instalação do canteiro de obras e mobilização inicial de trabalhadores e máquinas. Os serviços iniciais, como supressão vegetal e construção das alças do novo dispositivo, ocorrerão sem interferência no trânsito durante os primeiros oito meses.

A partir do nono mês (novembro de 2025), terá início a segunda fase da obra, que implicará restrições no fluxo da rodovia devido ao fechamento da rotatória e do acesso à Estrada Sanga Funda. A previsão é que todas as atividades nesse trecho sejam concluídas até junho de 2026.

Durante esse período, os acessos sofrerão alterações:

Rotatória: O retorno pela pista Norte (sentido interior) será feito pelo dispositivo no km 425,7, enquanto o acesso pela pista contrária (sentido capital) será realizado pelo retorno no km 435,5.

Estrada Sanga Funda: O novo acesso será feito por uma alça provisória localizada na Rua Dr. Lourenço Záccaro, no km 435,5.

Obras no km 435,5

Os trabalhos iniciais no km 435,5 também não impactarão o trânsito nos primeiros oito meses. No entanto, a partir de outubro de 2025, com o início da segunda fase, haverá fechamento da rotatória e do acesso à Rua Santa Rita ao Caju.

Nesse trecho, a previsão de conclusão é para o início de 2027. Durante as obras, o trânsito será ajustado da seguinte forma:

Rotatória: O retorno pela pista Norte (sentido interior) será feito pelo novo dispositivo no km 434,8, enquanto o acesso pela pista contrária (sentido capital) será pelo retorno no km 440,4.

Rua Santa Rita ao Caju: O novo acesso poderá ser feito pela Estrada da Pedreira, no km 439, ou pela Avenida Santa Rita, utilizando o dispositivo no km 434,8.

Atividades simultâneas

A partir de outubro de 2025, as obras dos dois viadutos acontecerão simultaneamente, podendo gerar maior lentidão nos horários de maior movimento. Motoristas deverão estar atentos à sinalização e planejar seus trajetos com antecedência.

Mais segurança e fluidez

O prefeito Rodrigo Battistella celebrou o início das obras, ressaltando a importância dessa conquista para a cidade:

"A tão sonhada obra dos dois viadutos está iniciando. Foram muitos anos de lutas, idas até a ANTT, cobranças à CCR e denúncia ao MPF. Hoje vemos o resultado. Teremos uma outra cidade com esses viadutos. Acidentes que acontecem quase todos os dias, e que levaram a vida de tantas pessoas, deixarão de existir. Agora, poderemos atravessar nossa cidade com segurança. Essa é uma grande vitória e um presente para nosso município."

Segundo a CCR ViaSul, cerca de 200 trabalhadores atuarão nas obras, distribuídos em 12 frentes de trabalho, utilizando mais de 100 máquinas. O investimento total supera R$ 100 milhões.

 


   

  

menu
menu