MEIO AMBIENTE
Em formato itinerante, Braskem expande projeto de educação ambiental 
   
Unidade móvel, batizada de Capimóvel, se deslocará até os locais que se inscreverem para receber atividades pedagógicas

Por José Pedro Jobim - Luciana Moglia 
12/03/2025 17h53

A Estação Ambiental Braskem está ampliando a sua atuação este ano. O projeto que visa estimular a conscientização de crianças e adultos em temas como biodiversidade, preservação dos recursos naturais e consumo consciente passa a ser realizado de forma itinerante nesta temporada.

A unidade móvel - batizada de Capimóvel - se deslocará até os locais que se inscreverem para receber as atividades lúdicas e pedagógicas. 

A iniciativa é desenvolvida em escolas, universidades e entidades como APAEs, lares de idosos e casas de acolhimento de crianças e adolescentes. Podem participar instituições de municípios localizados em um raio de até 40 quilômetros do Polo Petroquímico de Triunfo, incluindo cidades como Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro e Nova Santa Rita. Informações adicionais e agendamentos de visitas podem ser feitas pelo site www.braskem.com.br/agendar-visitacao-braskem. Os interessados podem, ainda, entrar em contato pelo email estacaoambientalbraskem@gmail.com ou pelo telefone (51) 3457.6027.

Entre jogos e atividades sensoriais que incluem até o uso de Realidade Virtual (RV), a  agenda proposta pelo projeto é centrada em dois pilares: "Natureza e seres vivos", na qual os participantes têm a oportunidade, por exemplo, de conhecer até seis diferentes espécimes taxedermizadas por exposição; e "Consumo e pós-consumo responsável", que propõe atividades lúdicas e interativas para tratar as temáticas de resíduos sólidos, produtos de consumo, cadeia produtiva do plástico, entre outros. 

Todas as atividades estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fazem uso de exemplos oriundos da área que dá nome ao projeto. Localizado no entorno do Polo Petroquímico de Triunfo em uma região popularmente chamada de "cinturão verde", o complexo de 68 hectares abriga mais de três mil espécies (fauna e flora) em ambiente de mata nativa.

"Com este formato mais flexível, estamos expandindo a nossa capacidade de proporcionar uma experiência lúdica e pedagógica a um número ainda maior de pessoas. Além de ampliar o impacto social e cultural, esse novo formato nos permite adaptar as ações às necessidades de cada escola ou instituição atendida, promovendo maior engajamento e transformação positiva", destaca o gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer.

Realizado há pouco mais de três décadas, o projeto Estação Ambiental Braskem já impactou mais de 246 mil pessoas no Rio Grande do Sul em encontros de conscientização sobre o tema. Somente nos últimos cinco anos, foram 18.824 pessoas que participaram das atividades que, desde 2023, passaram a ser realizadas também no formato itinerante. O projeto inclui, ainda, a agenda Diálogos de Sustentabilidade e Educação Ambiental (DSEA), voltada para empresas da cadeia produtiva da química e do plástico sediadas no Polo Petroquímico de Triunfo.
 

Sobre a Braskem

A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à
competitividade responsável.

José Pedro Jobim - Luciana Moglia 


   

  

menu
menu