MEIO AMBIENTE
Braskem contribui com monitoramento da qualidade do ar no RS
   
Estação de monitoramento do RS tem capacidade de analisar partículas inaláveis menores que 2,5 micra

Por José Pedro Jobim e Luciana Moglia 
19/09/2024 15h14

Braskem contribui com monitoramento da qualidade do ar no RS

A Braskem realiza o monitoramento da qualidade do ar e está apoiando a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) no monitoramento da qualidade do ar frente ao cenário de poluição atmosférica vivido pelo Estado nas últimas semanas em decorrência das queimadas. No entorno do Polo Petroquímico de Triunfo, a companhia opera a única estação de monitoramento do RS com a capacidade de analisar partículas inaláveis menores que 2,5 micra (MP2,5) - o parâmetro mais mais restritivo a ser monitorado conforme recomendação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Localizadas em Canoas, Esteio, Guaíba e Gravataí, existem outras quatro estações que monitoram a qualidade do ar no Estado

"Faz parte do compromisso da Braskem com as pessoas e com o meio ambiente contar com os mais modernos sistemas que nos permitam um monitoramento eficaz da qualidade do ar do entorno do Polo Petroquímico. Neste momento em que o Brasil todo está atento à piora da qualidade do ar por conta das queimadas, a precisão das nossas medições pode auxiliar as autoridades competentes a tomarem as medidas necessárias para este cenário", afirma a Gerente de SSMA na Braskem Clarissa Sossmeier da Silva.

Os investimentos da Braskem com a atualização tecnológica com aquisição dos novos analisadores, softwares e hardwares, bem como outras melhorias na Estação de Monitoramento de Qualidade do Ar, é de pouco mais de R$ 2 milhões nos últimos cinco anos.

A unidade da Braskem monitora os seguintes poluentes:  

·  Partículas Inaláveis menores que 10 micra (MP10)

·  Partículas Inaláveis menores que 2,5 micra (MP2,5)

·  Dióxido de Enxofre (SO2)

·  Dióxido de Nitrogênio (NO2)

·  Monóxido de Carbono (CO)

·  Ozônio (O3)

·  Hidrocarbonetos (HC).

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da economia circular. Os 8.500 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 70 países.

José Pedro Jobim  
Luciana Moglia 

Foto: Yasmim Pires.jpg


   

  

menu
menu