EDUCAÇÃO |
Estudante de Nova Santa Rita conquista medalha de ouro em competição nacional de tecnologia |
Luana Lopes da Rosa é aluna do 9º ano da Escola Hélio Fraga |
Luana Lopes da Rosa, 15 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hélio Fraga, localizada no Centro de Nova Santa Rita, conquistou a medalha de ouro na Maratona Tech, a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil.
A estudante, que reside no bairro Sanga Funda, foi uma das 10 vencedoras entre mais de 200 mil participantes de todo o país. No Rio Grande do Sul, apenas ela e outra aluna de Caxias do Sul receberam a premiação máxima.
Promovida pelo Movimento Tech e organizada pela Associação Cactus, a Maratona Tech tem como objetivo despertar o interesse de jovens pela tecnologia, conectando-os com oportunidades na área, independentemente de seu nível de conhecimento ou recursos escolares.
Um projeto com impacto local
Incentivada pelo professor de matemática e técnico Maker da escola, Edwin Vaz de Moraes, Luana desenvolveu um projeto com foco em problemas cotidianos da comunidade. “O desafio deste ano era olhar para a comunidade e identificar problemas que poderiam ser resolvidos com o auxílio da tecnologia”, explica o professor.
A ideia vencedora foi a criação de um aplicativo ou site para que cidadãos possam relatar problemas em calçadas da cidade. “Por exemplo, se há um buraco na calçada ou falta de acessibilidade, a pessoa acessa a plataforma e informa diretamente o órgão responsável, que estará vinculado ao sistema”, explica.
Etapas da competição
Luana enfrentou duas etapas para conquistar o ouro. Na primeira, submeteu seu projeto com o apoio do professor, que o avaliou antes de encaminhá-lo à banca da Maratona Tech. Na segunda fase, a banca analisou os projetos por meio de entrevistas realizadas via WhatsApp, garantindo que todas as exigências fossem cumpridas. “Por enquanto, tenho a ideia estruturada, mas preciso de apoio para colocá-la em prática”.
Reconhecimento para a educação de Nova Santa Rita
O prefeito Rodrigo Battistella recebeu a notícia com muita alegria. Segundo ele, nos últimos anos a Administração investiu em educação, desde capacitação para professores, novas tecnologias para as salas de aula e novas estruturas para a rede municipal de ensino. "É com imensa alegria e orgulho que celebramos a conquista da Luana, que demonstra o talento e o potencial de nossos(as) jovens."
Battistella salienta que a medalha de ouro na maior competição de tecnologia do país não apenas coloca Nova Santa Rita em destaque nacional, mas também reforça o impacto positivo de uma educação pública de qualidade, focada no desenvolvimento integral dos(as) estudantes. "Iniciativas como essa mostram que, quando investimos em educação e incentivamos nossos jovens, os resultados vão além do esperado, transformando ideias em soluções concretas para a comunidade. Parabéns à Luana, aos(as) professores(as) e a todos(as) os(as) envolvidos(as)”.
Para o secretário municipal de Educação, Eduardo Fagundes, a premiação reflete o compromisso com o ensino. “Educação nunca é gasto, é investimento. Com a qualificação de nossos(as) docentes, despertamos o talento de nossos(as) alunos(as). Este é o resultado de uma política educacional séria e responsável.” O diretor da Hélio Fraga, Giovane Ribeiro, celebrou a conquista: “Reconhecimentos como este qualificam nossa educação e incentivam os alunos a desenvolverem projetos empreendedores”.
Uma medalha especial
Um detalhe curioso é que a medalha de ouro entregue na competição foi produzida a partir de ouro reciclado de materiais eletrônicos, como computadores e tablets, reforçando o compromisso sustentável da iniciativa.
FOTOS: Jesiel Boschetti PMNSR