SAÚDE
Sapucaia do Sul intensifica realização de mamografias na cidade
   
Meta é realizar 1000 exames nos próximos 3 meses com novo mamógrafo no HMGV

Por Comunicação Social
22/10/2024 18h13

A terça-feira, 22, em pleno Outubro Rosa, marcou a retomada dos exames de mamografia no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) de Sapucaia do Sul.

Adquirido ao valor de R$ 240 mil, em recursos transferidos pela Secretaria Municipal da Saúde, o mamógrafo passou por testes e, após, treinamento da equipe ao longo da última semana, entrou em uso com a realização de 28 exames.

O prefeito Volmir Rodrigues, acompanhado da secretária de Saúde, Flávia Motta, e dos diretores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), acompanhou o fluxo de trabalho no início da manhã, quando aproveitou para conhecer o novo equipamento e conversar com as pacientes que aguardavam a mamografia.

Uma força-tarefa entre o hospital e rede básica de saúde do município pretende realizar mais de mil mamografias em três meses.

Segundo a Secretária Flávia Motta, "em alusão ao Outubro Rosa, foram organizados mutirões, inclusive aos finais de semana, para agendar o maior número de exames possível e alcançar o objetivo."

Para o diretor-geral da FHGV, Luciano Machado, a instituição cumpre sua missão com a entrega do mamógrafo à comunidade. “Não podíamos passar este mês tão representativo à saúde da mulher sem comemorarmos a retomada do serviço e, mais, em um equipamento de alta tecnologia”, destacou ele.

A pensionista Ivone Machado Martinho, de 71 anos, aguardava tranquilamente o horário da mamografia, agendada para às 10h40 da manhã. Com histórico familiar de câncer de mama, ela disse que já perdeu a conta de quantas vezes fez o exame. “Tive dois casos na família, uma irmã e uma tia, por isso faço anualmente a mamografia aqui no hospital”, explicou.

NOVO MAMÓGRAFO EM FUNCIONAMENTO 

Nesta terça-feira (22), o novo mamógrafo começou a operar no Hospital Municipal Getúlio Vargas. Só nesta terça-feira, primeiro dia de funcionamento, o equipamento já atendeu 28 mulheres sapucaienses.

A previsão é que sejam realizados mais de mil exames durante os próximos três meses.

A principal meta, segundo o prefeito Volmir Rodrigues, "é zerar a fila nos próximos meses." Para isso, a secretária de Saúde, Flávia Motta, mencionou que serão realizados mutirões de mamografias, inclusive aos finais de semana.


   

  

menu
menu