ENTREVISTA |
Presidente da ACISA fala sobre o presente e o futuro de Nova Santa Rita |
Na entrevista o dirigente revela suas expectativas positivas para o progresso do município |
ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA ACISA
O jornal Estação fez uma entrevista com o empresário Alexandro de Amorim, presidente da ACISA, Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Nova Santa Rita. O assunto desta conversa foi sobre a atual situação do município diante do contexto vivido na maior tragédia climática da história do estado. Também falou sobre suas expectativas para o futuro do município. Confira a entrevista:
Estação - Nova Santa Rita enfrentou o momento mais crítico de sua história com as enchentes que assolaram a Região Metropolitana. Estando localizada entre três rios (Caí, Sinos e Jacuí), como o Sr. avalia as ações de preservação da vida que foram realizadas?
Resposta - Com certeza enfrentamos o maior desastre climático já vivenciado pela nossa cidade e pelo nosso estado, o que se pode perceber foi uma união de forças, entre o poder público, os empresários e os cidadãos, os chamados “voluntários”, que surgiam de todos os locais, cada um ajudando da maneira que era possível, essa corrente de solidariedade, fez com que criássemos ainda mais forças, para superar esse enorme desafio.
As ações de preservação da vida ocorreram da melhor maneira possível, felizmente não perdemos nenhuma vida em nossa cidade, apesar da situação caótica em muitos momentos, a união de forças, fez com que conseguíssemos ter êxito em nossa jornada. Algumas estratégias como os pontos de apoio criados pela Acisa, em todos os bairros diretamente atingidos, fizeram com que todos fossem assistidos da melhor maneira possível, seja com roupas, cobertores, alimentos, produtos de higiene e limpeza.
Estação - Nosso município caminha à passos largos. Qual a fórmula para que o desenvolvimento continue pujante e sustentável?
Resposta - O diálogo entre Prefeitura e Acisa é fundamental, muitos assuntos já estão sendo debatidos e ações sendo disponibilizadas a comunidade e empresários. A retomada da economia é um assunto que já vem sendo discutido, decisões sendo tomadas, orientação e divulgação de todos os benefícios e oportunidades que podem beneficiar a grande maioria.
O fomento do comércio e serviços locais é essencial, nosso foco é esse, comprar, vender, contratar, preferencialmente dentro na nossa cidade, isso aquece a economia local, gera renda, empregos e crescimento.
Estação - Como o Sr. avalia a cidade para o futuro?
Resposta - Uma cidade que cresce a passos largos, com uma localização privilegiada, novos empreendimentos, construção dos viadutos, com um setor imobiliário aquecido, precisamos de processos otimizados, de forma digital, com análise rápida e eficiente, a fim de atendermos a demanda que já é grande.
A Acisa, já pensando nisso, criou núcleos por setores, atendendo as demandas do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária, sendo assim, um facilitador para solução de algumas questões que precisam ser reavaliadas junto ao ente público.
O avanço tecnológico promove mudanças de forte impacto na infraestrutura urbana, a criação de polos industriais, comerciais e tecnológicos, a qualificação de mão de obra, as particularidades tributárias, são temas a serem considerados para uma continuidade no processo de crescimento para o futuro.