ENTREVISTA
ESG: novo marco entre o passado e o futuro
   
Práticas ambientais, sociais e governança

Por VCS Notícias
03/05/2023 11h11

ENTREVISTA COM RAFAEL DE SOUZA EXCLUSIVA PARA O JORNALISTA VLADIMIR CUNHA DOS SANTOS – Jornal Estação.

O termo é novo. Mas os objetivos e a tendência vem sendo buscados incessantemente por anos. Agora o ESG é quase uma realidade inerente ao sucesso. Para os especialistas em grandes empreendimentos o ESG é uma jornada de transformação dos negócios e envolve a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta a qualidade de vida para todos. Mas esse sucesso depende da habilidade em desenvolver e implementar práticas de negócios que alinhem lucro, propósito, responsabilidade social, ambiental e transparência. 

Nessa conversa com Rafael de Souza, diretor comercial da Purificatta, empresa vocacionada no desenvolvimento de sistemas de purificação de água em grande escala, podemos entender com simples conceitos e posicionamento o que é e quão importante é o ESG pra quem almeja o sucesso com reconhecimento e resultados.

Jornal Estação: Rafael, qual o significado do ESG e desde quando passou a ter relevância?

Resposta:  AGORA! Porque a sociedade valoriza negócios que respeitam o meio ambiente, as pessoas e uma boa gestão,  e daí o nome: Environmental, Social and Governance, que em português traduz-se em práticas ambientais, sociais e governança.

Jornal Estação: O que as empresas e os profissionais devem fazer com essa oportunidade?

Resposta: Todos estamos hoje vivendo em uma realidade praticamente digital. E em termos de empreendimento e negócios, o EGS tem que acontecer também no dia a dia, na prática, tem que ter entregas palpáveis. O que significa que se, em nossas vidas pessoais pensamos e agimos de forma digital, porque não, em nossos negócios não fazermos o mesmo? O ESG é isso: é o agir digitalmente, mas com atitudes e responsabilidades reais e físicas.

Jornal Estação: Como a sua empresa aplica o ESG?

Resposta: A Purificatta é focada em um projeto Socioambiental, que leva água pura para famílias que não tem acesso a água potável. O que fazemos é atrelar nossos produtos, nossa conduta dentro da empresa e nosso lucro com projetos, propostas, atitudes ou resultados que contribuam ou para uma melhor qualidade de vida das pessoas ou do meio ambiente.

seu negócio tem que dar lucro, obvio, porque é o que toda empresa busca, mas seu produto tem que ter um sentido em existir, uma entrega que signifique algo positivo pro mundo

Jornal Estação: Podes nos citar um exemplo prático?

Resposta: Mais de 4.500 embalagens plásticas reutilizadas por dia! Isso que eu chamo de entrega social. Seja numa comunidade carente, num hotel de luxo, na sua empresa ou no mercado que você faz compras e até no teu condomínio. No dia a dia, na vida real das pessoas, dar acesso a água pura para todos, de forma econômica e sustentável. É assim que começamos nossa semana, entregando uma melhora de vida pra quem tem acesso às nossas máquinas. É essa paixão que o time da Purificatta tem e é isso que nos motiva pra levar água pura para todos.

Jornal Estação: Onde atuam, quais os resultados visíveis deste projeto?

Resposta: A Purificatta atua há 10 anos nas 5 regiões do País, porém nos Estados no Norte e Nordeste, onde a dor da água impura é maior, as ações tem resultados mais impactantes. Onde, por exemplo, nas cidades de Centro Novo, Cipoeiro e Godofredo Viana, no Maranhão mudamos a vida de centenas de famílias que receberam as máquinas através de parcerias com as prefeituras e hoje tem maior qualidade de vida e redução das doenças veiculares hídricas, muito comuns naquelas regiões do País. Quanto aos resultados visíveis,  apontamos mais de 90% de economia para o SUS nessas comunidades, evitando o tratamento de doenças por ingestão de água contaminada nas regiões onde há maquinas instaladas e mais de 4.500 embalagens reutilizadas por dia pelo uso das máquinas em todo País.


   

  

menu
menu