ENCHENTES |
Rio Caí sobe rapidamente e causa alagamentos nas cidades da região |
Em Montenegro passou de 7 metros e causou 1200 desalojados |
As fortes e intensas chuvas voltaram ao Rio Grande do Sul desde domingo, causando o aumento dos níveis de diversos rios e invadindo ruas e prédios.
Em Lajeado, Cruzeiro do Sul e outras cidades próximas, as águas já estão causando prejuízos na região dos vales.
Na serra gaúcha aconteceram novos bloqueios de estradas devido às avalanches de morros e encostas.
Na região metropolitana o Rio Caí cresceu abruptamente de um dia para outro, ultrapassando a cota de alagamento. Na cidade de São Sebastião do Caí, mais de 300 pessoas tiveram que deixar suas casas alagadas no dia 17 de junho.
Em Montenegro o Bairro Industrial e outros nas adjacências do rio já estão com invasão das águas mais uma vez. Em torno de 1.200 pessoas tiveram que abandonar suas residências e 300 foram para abrigo da prefeitura. Aproximadamente 900 moradores da cidade foram para casas defamiliares e amigos.
A Defesa Civil já está organizando abrigos para acolher moradores de Montenegro que tiverem suas residências alagadas nas próximas horas.
O alerta geral foi dado pelas autoridades para enfrentar mais esta etapa da catástrofe natural que segue castigando o povo gaúcho neste ano.
Desabrigados devem ir até o São José em Montenegro
O Abrigo São José, que funciona junto à Escola de mesmo nome, no centro da cidade, é onde estão sendo acolhidas as famílias que tiverem de deixar suas casas em virtude da enchente. O acesso será feito pelo portão situado na Rua Apolinário de Moraes.
O Rio Caí segue subindo em Montenegro à razão de 12 centímetros por hora e, neste momento, está em mais de 7 metros.
A orientação da Defesa Civil é que os moradores das regiões mais baixas saiam de suas casas imediatamente e busquem um local seguro. A previsão é de que volte a chover nesta noite.
Se precisar de ajuda, ligue 193.