ENCHENTES
Rios em declínio permitem retorno gradual de famílias em Nova Santa Rita
   
Porém o município mantém estrutura ativa no Centro Humanitário, com assistência às famílias ainda desalojadas

Por Assessoria de Imprensa
04/07/2025 19h26

O recuo do nível dos rios que cortam a região de Nova Santa Rita, Sinos, Jacuí e Caí, tem permitido o retorno gradual de famílias às suas residências. De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio Caí atingiu 4,59 metros na quinta-feira (3), abaixo da cota de inundação, que é de 5,20 metros. Apesar da melhora no cenário, o município mantém estrutura ativa no Centro Humanitário, com assistência às famílias ainda desalojadas.

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil e das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Serviços Públicos e da Subprefeitura, segue acompanhando de perto o processo de retorno, que está sendo realizado com planejamento e total atenção à segurança das pessoas afetadas.

“Esse recuo no nível do rio nos dá um sinal positivo, mas o trabalho continua. Seguimos garantindo assistência a quem ainda precisa e cuidando para que todos retornem com dignidade e segurança para suas casas”, afirmou o prefeito Rodrigo Battistella.

O coordenador da Defesa Civil, Tiago Silveira, reforça que o monitoramento dos rios e das previsões meteorológicas permanece constante: “A situação está evoluindo de forma favorável, mas o alerta permanece. O retorno das famílias acontece de forma orientada, com apoio das equipes da Prefeitura, para evitar qualquer risco”, explicou.

O Centro Humanitário continua funcionando com oferta de alimentação, atendimento médico, suporte psicológico e abrigo às famílias que ainda necessitam. Atualmente, o local acolhe 3 famílias, totalizando 7 pessoas duas delas são oriundas do bairro Morretes e uma da localidade do Porto da Figueira.

A Defesa Civil orienta que a população continue acompanhando os comunicados oficiais e aguarde a liberação das equipes técnicas para o retorno seguro às residências, respeitando todos os protocolos de segurança definidos.


   

  

menu
menu