ESTEIO |
Secretaria de Obras trabalha na limpeza da cidade |
Já retiraram quase 10 mil metros cúbicos de lixo e entulhos das áreas atingidas pela enchente |
Do dia 10 de maio até o último domingo (19), trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e terceirizados contratados pela Prefeitura retiraram quase 10 mil metros cúbicos de lixo e entulhos das áreas atingida pela enchente em Esteio. O volume equivalente a 10 milhões de litros, quantidade suficiente para encher 20 piscinas olímpicas.
Na segunda-feira (20), o serviço se concentrou no Novo Esteio, bairro que foi mais atingido pela cheia e última região da cidade onde a água que subiu do Rio dos Sinos apresentou recuo.
De acordo com a SMOSU, quarto retroescavadeiras, cinco caminhões e uma carregadeira próprias, e quatro retroescavadeiras, seis caminhões e uma carregadeira contratadas estão sendo utilizadas diariamente na ação. Ao todo, são 53 pessoas no trabalho “braçal”, mais os operadores das máquinas.
O material recolhido está sendo colocado, temporariamente, no Parque de Exposições Assis Brasil. Depois, será destinado para o aterro sanitário de Gravataí, estrutura com a qual a Administração Municipal tem contrato.
Estimativas da Administração Municipal apontam que entre 10 mil e 12 mil foram afetadas no Município. O trabalho de limpeza vai seguir nas próximas semanas.