SAÚDE
Mudanças no setor da fisioterapia diminuem a espera por atendimento em Nova Santa Rita
   
Entre as mudanças feitas estão a implementação de um sistema automatizado de informações de cada paciente

Por Assessoria de imprensa
23/04/2024 11h50

Mudanças no setor da fisioterapia diminuem a espera por atendimento

O Setor de Fisioterapia da Secretaria Municipal da Saúde de Nova Santa Rita, RS, reduziu de forma significativa aos pacientes, o tempo de espera por atendimento.

De acordo com a coordenadora da Academia da Saúde, Fernanda Rodrigues, existiam em torno de 350 pacientes na fila de espera, no ano de 2021, mas com as mudanças realizadas a partir de 2022 o fluxo de atendimento melhorou bastante.

Entre as mudanças feitas estão a implementação de um sistema automatizado de informações de cada paciente, parceria com uma clínica terceirizada do município e com a Universidade La Salle, que disponibiliza os estudantes de fisioterapia para auxiliar no tratamento em grupo e domiciliar.

COMO FUNCIONA

O sistema automatizado contribuiu para organizar a lista dos pacientes e visualizar melhor as especificidades de caso, chamando conforme critérios de urgência.

Antes a academia de saúde de Nova Santa Rita tinha parceria com uma clínica terceirizada, localizada em Canoas, e a distância e custos causavam muita desistência no tratamento.

Com a contratação de uma clínica da cidade, se percebe uma melhora na determinação do paciente para seguir o tratamento.“A academia de saúde já tinha uma boa estrutura com bons equipamentos e profissionais excelentes,” – salienta Fernanda Rodrigues, fisioterapeuta e coordenadora da academia de saúde ao falar sobre aspectos também fundamentais para que o setor entregue um atendimento de qualidade.

NÚMEROS

Os pacientes para ficarem na lista de espera da fisioterapia precisam trazer para a academia de saúde o encaminhamento hospitalar, médico particular para cadastrar no sistema ou receber o encaminhamento automático das UBS do município.

Após a avaliação esperam aproximadamente de 15 a 20 dias até serem chamados para iniciar o tratamento fisioterápico. Atualmente são atendidos 182 pacientes na academia da saúde, 76 em clínica terceirizada e 24 em atendimento domiciliar.

O serviço de fisioterapia dispõe de 50 horários para avaliação dos pacientes que iniciam o tratamento e reavaliação dos pacientes que estão em acompanhamento na clínica terceirizada.

A coordenadora Fernanda Rodrigues ressalta a importância dos pacientes verificarem se os dados cadastrados estão atualizados, para o chamamento da lista de espera.


   

  

menu
menu