EDUCAÇÃO
Primeiras provas do ENEM serão neste domingo dia 5 em todo país
   
Milhões de estudantes buscam vagas nas universidades do Brasil

Por Redação Estação
31/10/2023 21h31

O próximo domingo, 5 de novembro, será marcante para milhões de jovens brasileiros que concorrem às vagas nas universidades do país. Foram meses a até anos de estudos, mergulhados nos livros e sites, em busca do conhecimento.

Horas e horas diárias em casa ou em escolas preparatórias, movem os sonhos de jovens que agora entram na reta final dos estudos até a noite de sábado. Domingo terão que encarar as questões das provas do Ministério da Educação, o ENEM - Exame Nacional de Ensino Médio- a fim de obterem vagas para o Ensino Superior nas Universidades brasileiras para 2024.

As provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Temas ligados ao meio ambiente, saúde, tecnologia e inteligência artificial são algumas das apostas de professores para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio que será aplicada no próximo domingo (5). Além de conhecer as exigências sobre a estrutura do texto, os alunos devem estar bem informados sobre os principais acontecimentos no Brasil.

As provas deste domingo são de matérias das Ciências Humanas, Linguagem e Redação. Mais de 3 milhões e 900 mil estudantes estão inscritos para o ENEM deste ano. Os portões dos locais de provas abrem às 12 horas e as provas começam às 13 horas e 30minutos.

Desejamos muita sorte a todos estudantes de Capela de Santana, Nova Santa Rita, Portâo, Sapucaia do Sul, Montenegro, Canoas, Esteio, Pareci Novo e outros municípios onde o Jornal Estação é lido.

GOVERNO FEDERAL PUBLICA NOTA SOBRE A POLÊMICA DOS LOCAIS DE PROVAS MUITO DISTANTE DAS RESIDÊNCIAS

1.            Os inscritos para o Enem 2023 não serão prejudicados pela designação de locais de prova distantes de sua residência. As normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantem alocação num raio máximo de 30 (trinta) quilômetros do domicílio informado na inscrição e o Cebraspe, instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados.

2.            Os inscritos que eventualmente tenham sido alocados em locais com distância superior aos 30 (trinta) quilômetros estipulados contratualmente e que não puderem comparecer ao local designado no dia do exame terão a oportunidade de fazer a prova em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. A metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes.

3.            O Inep disponibilizará, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), uma aba específica para que inscritos interessados na nova aplicação submetam seus pedidos para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.

4.            O Inep identificou, em sua base de dados, que os casos são restritos a um universo aproximado de 1% dos inscritos – em torno de 50 mil – e estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

5.            Não há casos de inscritos alocados em município distinto daquele indicado pelo próprio participante no ato da inscrição para o Enem 2023. Nesse contexto, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada.

Assessoria de Comunicação Social do Inep


   

  

menu
menu