ESTADO
Cartórios realizam campanha de doação de órgãos e tecidos no RS
   
Jornada de Assessoramento Notarial é realizada em todo o estado

Por VCS Notícias
30/09/2023 17h53

Aconteceu durante o sábado, 30 de setembro, a 2ª Jornada de Assessoramento Notarial, marcando a campanha estadual de doação de órgãos no estado. Durante todo o dia os funcionários de cartórios dos municípios do RS foram para as praças e ruas, voluntariamente, convidar a população para fazer suas certidões de doadores.

O procedimento foi realizado no local de campanha, onde as pessoas oficializaram a manifestação de vontade de ser doador de órgãos e tecidos, através de certidões assinadas e autenticadas no ato. O nome do doador fica incluído oficialmente na lista nacional de doadores. Após a morte do doador, este cadastro é acionado para que o hospital remova os órgãos aproveitáveis. Cada novo doador cadastrado recebeu sua certidão de doador para levar para a família.

Em Porto Alegre a campanha foi realizada no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Municipal. Centenas de pessoas assinaram o documento que oficializou sua condição de doador de órgãos e tecidos.

Os promotores desta campanha salientam que um único doador pode salvar a vida de até 8 pessoas. Existe um Projeto de Lei tramitando no Congresso Nacional para inverter o processo de doação no Brasil. Atualmente uma pessoa para ser doadora precisa manifestar esta intenção e após sua morte a família ainda tem que conceder a doação. Porém, com a nova lei, se for aprovada pela Câmara dos Deputados e Senado, todos os brasileiros passarão a ser doadores naturais e os hospitais poderão retirar os órgãos e tecidos sem a concessão da família. No entanto esta lei vai permitir que pessoas que não queiram ser doadoras possam declarar em cartório que não permitem a retirada de seus órgãos e tecidos após a morte.

Se esta nova legislação entrar em vigor, estima-se que a oferta de doações triplique no país, garantindo que milhões de vidas sejam salvas nos próximos anos, diminuindo a fila de pessoas que necessitam de órgãos como rins, corações, fígados, córneas, tecidos da pele e outros tantos órgãos vitais.

A campanha segue nos cartórios notariais de todo o estado. Quem quiser ser doador oficialmente pode procurar um cartório em sua cidade e registrar esta intenção de solidariedade e humanismo.

Um dos propagadores desta campanha é o ator global Marcos Frota, do Circo Mirage, que no RS deu publicidade para o movimento. A intenção do Colégio Notarial do Brasil é que os demais estados do país também entrem nesta campanha, tornado-a de nível nacional.  


   

  

menu
menu