|
ECONOMIA
|
|
Nova Santa Rita registra superávit orçamentário de R$ 3,68 milhões no primeiro quadrimestre de 2026
|
|
Com resultado positivo e receita superior ao previsto para o período, município reforça equilíbrio fiscal
|
Com resultado positivo de R$ 3.686.726,53 e receita superior ao previsto para o período, município reforça equilíbrio fiscal e capacidade de investimento
A Prefeitura de Nova Santa Rita, apresentou durante a reunião do Conselho da Cidade realizada na segunda-feira (22) o balanço financeiro oficial do primeiro quadrimestre de 2026.
Os números demonstram um cenário positivo para as contas públicas municipais, com destaque para um superávit orçamentário de R$ 3,68 milhões, resultado que reforça a solidez fiscal do município e garante segurança para a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas.
Entre janeiro e abril, a arrecadação somou R$ 85,4 milhões — o equivalente a 36,53% da receita anual prevista de R$ 233,8 milhões. O desempenho superou a meta esperada de 33,33%. O resultado positivo do superávit orçamentário é reflexo do acompanhamento permanente e de uma política de responsabilidade fiscal baseada no controle rigoroso das despesas públicas.
O prefeito Rodrigo Battistella destacou que o resultado positivo é consequência de uma série de medidas adotadas pela Administração Municipal para garantir o equilíbrio das contas públicas e preservar a capacidade de investimento do município.
“Esse superávit de mais de R$ 3,6 milhões não aconteceu por acaso. Ele é resultado de muito planejamento, responsabilidade e das decisões difíceis que tomamos quando foi necessário. Em 2025, entre outras medidas, realizamos a redução de 30% dos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e diretores durante três meses. Foi um esforço coletivo da gestão para proteger as finanças do município e garantir que Nova Santa Rita continuasse investindo sem comprometer os serviços públicos. Hoje, os resultados aparecem: temos as contas equilibradas, recursos em caixa e condições de seguir avançando em obras, programas e ações que melhoram a vida da nossa população”, afirmou.
A Prefeitura mantém com regularidade os pagamentos a servidores, fornecedores e prestadores de serviço, assegurando a continuidade dos projetos em andamento. Os dados detalhados sobre arrecadação, despesas e cumprimento das metas fiscais foram apresentados pela Secretaria Municipal de Finanças Públicas.

![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |





