POLÍTICA |
Prefeito Battistella articula parceria entre a Granpal e a Espanha |
A entidade prepara uma expedição oficial de prefeitos gaúchos à Espanha |
Prefeito Battistella articula parceria entre a Granpal e a Espanha para soluções sustentáveis e tecnológicas
Em reunião na Embaixada da Espanha, em Brasília, o prefeito de Nova Santa Rita Rodrigo Battistella representou a Granpal no pedido de cooperação internacional voltada à inovação, tecnologia e combate às enchentes que afetam o Rio Grande do Sul
Na manhã de quinta-feira (9), o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, representando a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), esteve na Embaixada da Espanha em Brasília para oficializar o pedido de um acordo de cooperação técnica internacional entre a entidade e o governo espanhol.
O encontro foi realizado com o Conselheiro Cultural, Científico e de Cooperação, José Miguel de Lara Toledo, e teve como foco estreitar laços entre as cidades gaúchas e instituições espanholas em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para desafios urbanos — especialmente relacionados à gestão de riscos, combate a enchentes e adaptação às novas condições climáticas que têm atingido o estado.
“A Espanha é referência mundial em sustentabilidade, urbanismo e prevenção de desastres naturais. Essa aproximação é uma oportunidade concreta para que as cidades gaúchas encontrem, juntas, caminhos tecnológicos e sustentáveis diante das mudanças climáticas”, destacou o prefeito Rodrigo Battistella.
Durante a reunião, o conselheiro José Miguel de Lara Toledo elogiou a iniciativa e reforçou o interesse espanhol em fortalecer parcerias com governos locais comprometidos com a inovação e o meio ambiente.
“A proposta da Granpal demonstra visão e compromisso com o desenvolvimento sustentável. A Espanha está aberta ao diálogo e à cooperação para o intercâmbio de experiências e conhecimento técnico”, afirmou o conselheiro.
Entre as metas da Granpal está a assinatura de um termo de cooperação com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), com sede em Madri, a fim de consolidar projetos conjuntos nas áreas de planejamento urbano, gestão hídrica, energia limpa e tecnologia pública.
A entidade também prepara uma expedição oficial de prefeitos gaúchos à Espanha, marcada para o dia 3 de novembro, com duração de uma semana, que servirá para aprofundar o diálogo e conhecer de perto experiências espanholas em inovação e sustentabilidade urbana.
“Nosso propósito é unir esforços e trazer soluções reais para o Rio Grande do Sul. A cooperação internacional é um passo essencial para construir cidades mais inteligentes, resilientes e preparadas para o futuro”, concluiu Battistella.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |