MONTENEGRO |
CUFA é homenageada na Câmara de Montenegro por atuação social transformadora |
O reconhecimento ressalta a importância da entidade na promoção de inclusão social e cultural |
Na quarta-feira (25), a Central Única das Favelas (CUFA) de Montenegro foi destacada em sessão solene na Câmara de Vereadores, por meio de uma homenagem proposta pelo vereador Tiago Maratá (MDB).
O reconhecimento ressalta a importância da entidade na promoção de inclusão social e cultural, principalmente em áreas periféricas e para pessoas em vulnerabilidade social
Uma década de iniciativas que transformam
Presente em Montenegro desde setembro de 2008, a CUFA atua com um portfólio de projetos voltados a educação, cidadania, esportes, cultura e empoderamento, beneficiando crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade. Entre os projetos realizados estão:
Cine Periferia: exibição de filmes nas comunidades, democratizando o acesso à sétima arte;
Nós na Fita: oficinas de fotografia e vídeo para jovens expressarem suas realidades;
Maria Maria: fortalecimento de mulheres periféricas em autoestima, saúde e empreendedorismo;
Notas da Quebrada: aulas e apresentações musicais em escolas e espaços culturais;
além de ações de combate ao crack, hortas comunitárias, Taça das Favelas e campanhas emergenciais
Prefeito Zanatta celebra parceria
Ao manifestar seu apoio, o prefeito Gustavo Zanatta destacou a importância de fortalecer iniciativas que levam oportunidades a quem mais precisa. “Nossa administração já realizou diversas parcerias e seguiremos ao lado da CUFA em todas as iniciativas que valorizem e ajudem a quem mais precisa e a cultura popular”, afirmou Zanatta durante a sessão solene
Cultura em evidência
Integrando a homenagem, o aluno Felipe Kochenborger, da Fundarte, emocionou a plateia com duas apresentações ao piano, mostrando a ligação da CUFA com o desenvolvimento cultural dos jovens e a formação de novos talentos na cidade .
Coordenação reafirma missão
O coordenador local da CUFA, Rogério dos Santos, agradeceu a honraria e reforçou a importância de mostrar ao município “as potencialidades da favela”, evidenciando o trabalho de resistência, formação e protagonismo comunitário que a organização desenvolve dia a dia.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |