SAÚDE
Nova Santa Rita lança Operação Inverno e apresenta nova diretora da Policlínica 24h
   
Com hospitais da Região Metropolitana sobrecarregados, município reforça atendimento local

Por Assessoria de Imprensa
15/05/2025 17h25

Nova Santa Rita lança Operação Inverno e apresenta nova diretora da Policlínica 24h em resposta à crise regional de saúde

Em meio à superlotação de Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Prefeitura de Nova Santa Rita lançou oficialmente quinta-feira (15) a Operação Inverno, um plano emergencial para reforçar a estrutura da saúde municipal durante os meses mais críticos do ano.

A iniciativa vem acompanhada da apresentação da nova diretora da Policlínica 24h, Lilian Silva, profissional com vasta experiência em gestão hospitalar.

A medida visa garantir agilidade, eficiência e atendimento humanizado, em especial para crianças, pessoas idosas e aquelas que possuem alguma comorbidade — público mais afetado por doenças respiratórias no período de frio. A ação ocorre em um momento de colapso no sistema público de saúde da região. Porto Alegre e Canoas, por exemplo, enfrentam altas taxas de internação, superlotação e falta de leitos.

Diante desse cenário, Nova Santa Rita decidiu se antecipar. Entre janeiro e abril de 2025, a Policlínica – inaugurada há nove meses - atendeu 863 pacientes oriundos de Canoas, 170 de Porto Alegre, 50 de Montenegro, 51 de Sapucaia do Sul, e outros de São Leopoldo, Esteio, Cachoeirinha, Triunfo, Viamão, Novo Hamburgo e Gravataí.

“Nossa cidade tem sido referência em acolher quem precisa. A Operação Inverno é a resposta de uma gestão comprometida com a saúde pública e com a vida. É o cuidado começando antes da crise bater à porta”, afirmou o prefeito Rodrigo Battistella. Segundo ele, é sabido que a chegada do inverno faz com que as pessoas adoeçam, principalmente nas primeiras ondas de frio.

Três eixos de ação

Com início previsto para o próximo dia 19, a Operação Inverno será sustentada em três frentes estratégicas:

1.    Reforço médico: ampliação de 100% na escala médica entre 17h e 23h, faixa de maior procura na Policlínica.

2.    Horário estendido na ala pediátrica: atendimento pediátrico até as 23h, garantindo suporte às famílias e às crianças, que já apresentam um aumento de 65,73% nos atendimentos.

3.    Infraestrutura e equipamentos: aumento de 30% nos leitos de retaguarda e leitos para medicação, além da aquisição de 1 respirador e testes de antígeno para dengue e influenza.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, os dados comprovam a urgência das medidas. Na semana entre 6 e 12 de maio, a Policlínica registrou 532 atendimentos pediátricos, frente aos 394 nas semanas anteriores. O atendimento de pessoas adultas também teve alta, com 862 atendimentos na mesma semana, contra 855 na anterior.

“Sabemos que a saúde da região está fragilizada, e a tendência é piorar no inverno. Nossa obrigação é proteger nossa população e dar suporte aos/as nossos/as profissionais. Estamos nos preparando para segurar a onda”. O gestor também pontuou os elevados números de pessoas que são acolhidas na unidade: "Na nossa UPA, desde que abrimos as portas, temos computados 50.766 atendimentos médicos, além de 5.281 pessoas no Centro de Especialidades - onde há as consultas eletivas com profissionais como neurologista, ginecologia, geriatria, cardiologia, entre outros".

NOVA GESTÃO TÉCNICA NA POLICLÍNICA 24 H

Na mesma cerimônia, foi apresentada a nova diretora da Policlínica 24h: Lilian Silva, administradora hospitalar com especializações em auditoria em serviços de saúde, TI em saúde e docência. Lilian esteve à frente do Hospital Centenário de São Leopoldo (2019-2023) e do Hospital Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul (2013-2015).

“A vinda da Lilian representa o nosso compromisso com uma gestão técnica e qualificada. Estamos confiando essa missão a alguém que conhece profundamente o funcionamento da saúde pública e tem experiência para fazer a diferença”, destacou Battistella.


   

  

menu
menu