CULTURA
Festecri Por Aí! leva espetáculos gratuitos de teatro infantil a diversas cidades do RS
   
Turnê terá início em Montenegro, com sessões nos dias 14, 15 e 16 de abril

Por Jéssica Barcellos Comunicação
11/04/2025 17h29

Turnê terá início em Montenegro, com sessões nos dias 14, 15 e 16 de abril, e depois passará por Canoas, São Leopoldo e outras localidades gaúchas, levando espetáculos que utilizam técnicas diversas, como teatro, dança, música e animação, e que abordam temas como a valorização da cultura afro-brasileira e a relação com a natureza.

Espetáculo Bandele - o menino nascido longe de casa, terá sessões gratuitas dia 14 de abril em Montenegro e dia 22 de maio em Canoas.

Evento que faz sucesso na capital gaúcha e que já atingiu mais de 20 mil pessoas em três edições, o Festecri – Festival de Teatro para Crianças – agora conta com uma edição itinerante e totalmente gratuita. Batizado de Festecri Por Aí!, o projeto chegará a diversas localidades do Rio Grande do Sul facilitando o acesso de escolas, ONGs e famílias a diferentes espetáculos produzidos especialmente para o público infantil e juvenil, dos 4 aos 12 anos de idade.

“Nas últimas edições, ficamos com uma lista de espera de mais de 160 escolas públicas e instituições sociais, a maioria delas localizadas em cidades distantes de Porto Alegre. Entendemos, então, que era necessário expandir o festival para cidades do interior e regiões metropolitanas, levando os espetáculos ao encontro das crianças que vivem em cidades afastadas da capital", explicam as diretoras do projeto, Daniela Lopes e Letícia Vieira.

A turnê terá início em Montenegro, com sessões nos dias 14, 15 e 16 de abril, e depois passará por Canoas, São Leopoldo e outras cidades gaúchas, levando montagens cênicas que se destacam pela sua temática, estética e narrativa. A estreia do projeto contará com três espetáculos apresentados no Teatro Therezinha Petry Cardona, no complexo da Fundarte. 

Na segunda-feira (14), a atração será Amazônia - um olhar sobre a floresta, montagem do Grupo Gompa que reúne teatro, dança, artes visuais e música para contar a história de animais que perdem seus ambientes naturais em função da destruição da natureza. Depois, na terça-feira (15), o público poderá conferir Bandele - o menino nascido longe de casa, espetáculo da Trupi di Trapu inspirado nos sons, tons e imagens da Mãe África, que mescla contação de histórias com teatro de animação em uma livre adaptação da obra homônima que tem texto da escritora gaúcha Eleonora Medeiros e ilustrações de Camilo Martins. 

O encerramento na quarta-feira (16) contará com apresentação de Renovação Negra, Sim!, que traz para a cena uma personagem feliz por ter uma boneca Barbie com o mesmo tom de pele dela. O trabalho propõe diálogos com públicos negros e não negros, abordando de forma leve assuntos como racismo estrutural, bullyng, equidade e missão de vida.

As apresentações serão sempre às 15h, com entrada franca, e contarão com acessibilidade em Libras e audiodescrição. Para as famílias e o público em geral, haverá retirada gratuita de senhas, no local, a partir de uma hora antes do início das sessões. Já  as escolas públicas, ONGs, instituições sociais e casas de acolhimento da região devem fazer inscrições antecipadas pelo e-mail festecriproducao@gmail.com.

A programação em Canoas contará com as mesmas atrações, apresentadas na mesma sequência, nos dias 21, 22 e 23 de maio, no Teatro do Sesc. A agenda de São Leopoldo e das demais cidades será confirmada em breve no Instagram @festecri e no site www.festecri.com.br/porai.

O Festecri nasceu em 2019 com foco na criação de novas experiências, concebendo universos lúdicos de afeto, crescimento e arte. O projeto tem o objetivo de contribuir com a formação de plateias e democratizar o acesso a iniciativas culturais, com programações que prezam por uma experiência teatral única e enriquecedora e que estimulam o pensamento crítico e a imaginação das crianças.

“É na infância que construímos aptidões, saberes, gostos e desejos que nos formam enquanto cidadãos. Nossa contribuição às crianças é estimular essa imaginação através da arte, para que possam desenvolver um novo olhar e transformar suas próprias realidades, acreditando num futuro de possibilidades, como fonte de mudança e cidadania", destacam as coordenadoras do projeto.

O  Festecri Por Aí! tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio institucional da Fundarte e do Sesc RS, apoio cultural da Nutrire e realização de Cardápio Cultural, Primeira Fila Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

Serviço
Festecri Por Aí!

Montenegro | Teatro Therezinha Petry Cardona, no complexo da Fundarte 
Rua Capitão Porfírio, 2141 - Centro
Dia 14 de abril, segunda-feira, às 15h: Amazônia - um olhar sobre a floresta
Dia 15 de abril, terça-feira, às 15h: Bandele - o menino nascido longe de casa
Dia 16 de abril, quarta-feira, às 15h: Renovação Negra, Sim!

Canoas | Teatro do Sesc
Av. Guilherme Schell - Centro
Dia 21 de maio, quarta-feira, às 15h: Amazônia - um olhar sobre a floresta
Dia 22 de maio, quinta-feira, às 15h: Bandele - o menino nascido longe de casa
Dia 23 de maio, sexta-feira, às 15h: Renovação Negra, Sim!

Gratuito, com entrada franca para o público em geral, mediante retirada de senhas, no local, a partir de uma hora antes do início das sessões. Escolas públicas, ONGs, instituições sociais e casas de acolhimento da região e projetos sociais podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail festecriproducao@gmail.com.

Todas as apresentações contarão com acessibilidade em Libras e audiodescrição.
Mais informações no Instagram @festecri e no site www.festecri.com.br/porai.

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação
Jéssica Barcellos – Jornalista
imprensa@jessicabarcellos.com
(51) 99863.6363


   

  

menu
menu