CULTURA
Encerramento do projeto Cultura Gaúcha nas Escolas do ano 2025
   
CTG Sinuelo da Feitoria, em São Leopoldo, foi palco do evento com apresentações

Por Gilmar Pinto
22/12/2025 09h51

Na noite de 21 de dezembro, o CTG Sinuelo da Feitoria, em São Leopoldo, foi palco do encerramento do projeto Cultura Gaúcha nas Escolas, celebrando uma grande integração cultural.

O evento reuniu grupos da terceira idade, Invernadas de Dança das escolas, alunos da comunidade escolar e a comunidade tradicionalista gaúcha da Feitoria, de São Leopoldo e região, em uma noite marcada pela convivência entre gerações e culturas.

A programação contou com o Fandankerb – Integrando Culturas, unindo a cultura germânica e a cultura gaúcha, além do Fandango de Formatura do Curso de Dança de Fandango e das apresentações das Invernadas Artísticas e do Grupo de Idosos Arrasta Pé, com trajes Típicos germânicos.

O projeto Cultura Gaúcha nas Escolas acontece com o financiamento do Sicredi, por meio do Programa Fundo Social 2025, fortalecendo ações que valorizam a educação, a cultura e a identidade do nosso povo.

Uma noite para guardar na memória, que encerra 2025 reafirmando que cultura, quando vivida em comunidade, une, educa e transforma.

SICREDI FUNDO SOCIAL 2025

Cultura que educa, integra e transforma

O projeto Cultura Gaúcha nas Escolas foi desenvolvido entre os meses de agosto e dezembro de 2025, fortalecendo e potencializando as atividades culturais que já fazem parte do cotidiano do CTG Sinuelo da Feitoria, em São Leopoldo, sempre com um olhar social, educativo e comunitário.

Ao longo do projeto, foram realizadas jornadas de danças, curso de dança de fandango, encontros com a comunidade escolar, envolvendo crianças, jovens e idosos, promovendo integração entre gerações e aproximando a cultura tradicionalista do ambiente educacional.

Essa ampliação só foi possível graças ao Programa Sicredi Fundo Social 2025, cujo financiamento permitiu à entidade qualificar, expandir e dar maior alcance às ações culturais realizadas anualmente, reforçando o compromisso com a educação, a inclusão social e a valorização da cultura regional.

O encerramento do projeto aconteceu na noite de 21 de dezembro, com o evento Fandankerb – Integrando Culturas, que uniu a cultura germânica e a cultura gaúcha, além do Fandango de Formatura do Curso de Dança de Fandango. A noite contou ainda com as apresentações das Invernadas Artísticas, formadas por alunos da Rede Comunitária Escolar, e do Grupo de Idosos Germânica, reunindo a comunidade tradicionalista da Feitoria, de São Leopoldo e da região em um momento memorável de convivência e celebração cultural.

O Programa Sicredi Fundo Social 2025 mostrou, mais uma vez, sua importância ao apoiar iniciativas que vão além do evento, gerando impacto social contínuo, fortalecendo vínculos comunitários e garantindo que a cultura siga sendo um instrumento de formação cidadã e de construção de futuro.


   

  

menu
menu