NEGÓCIOS
Porto Alegre recebeu a quarta edição do South Summit Brazil
   
Evento começou quarta-feira e seguiu até a sexta-feira nos armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico

Por Assessoria e redação JNE
09/04/2025 18h53

A edição de 2025 do South Summit Brazil começou na quarta-feira, 9, e seguiu até a sexta-feira, 11. na capital gaúcha

Pelo quarto ano consecutivo, Porto Alegre recebeu a programação nos armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico da capital gaúcha. Neste ano, um dos maiores eventos globais de inovação e empreendedorismo recebeu 24 mil pessoas.

A prefeitura contou com dois espaços na programação, incluindo uma série de palestras no POA Stage (confira aqui). Além disso, nomes da administração estiveram envolvidos nos painéis gerais do evento, como speakers convidados. O cronograma completo pode ser conferido neste link.

Competição de startups - Na edição deste ano, mais de 2,1 mil startups se inscreveram. Do total, 50 (28 brasileiras) foram selecionadas para a final, sendo sete de Porto Alegre. As vencedoras foram anunciadas durante o evento.

Nomes confirmados - Entre outros convidados, o South Summit Brazil teve como atrações o fundador do Orkut, Orkut Buyukkokten, a presidente do conselho de administração da Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, o gerente de marketing do TikTok André Vernareccia, a coordenadora de branding da Globo Anna Cristina Almeida e o CEO da Vakinha, Luiz Felipe Gheller.

Araújo Vianna - Como parte da programação do South Summit, ocorreu na quarta-feira, 9, o South Generation, evento descentralizado voltado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Capital. Mais de mil alunos da rede de ensino municipal de Porto Alegre foram reunidos no Auditório Araújo Vianna, a partir das 14h.

Mercado Público

Na noite de quinta-feira, 10, às 19h, o Mercado Público sediou o show Noite de Jazz, com o pianista e compositor Luciano Leães. O evento foi aberto ao público e gratuito. A apresentação musical foi no mezanino e marcou a estreia do projeto Jazz do Mercado. Lojas, bares e restaurantes do Mercado Público permaneceram abertos para receber os visitantes, com funcionamento até as 21h. Houve transporte gratuito aos participantes do South Summit do Cais Mauá até o Mercado Público.

Usina do Gasômetro  

Na sexta-feira, 11, das 9h às 17h, ocorreu o Impulsa RS: Balcão de Apoio ao Empreendedor. O evento é um espaço de reconstrução e solidariedade. Com o suporte do Banco do Brasil, UniRitter e SEBRAE, empreendedores foram conectados a soluções financeiras, mentoria especializada e educação executiva, oferecendo caminhos seguros para a retomada e crescimento de negócios. Não era necessário ter ingresso para o South Summit para participar.

Corrida 

Outra novidade desta edição foi a South Summit Brazil Run, que ocorreu no sábado, 12. A largada foi do Pontal Shopping, às 8h. Os participantes foram esperados às 6h. Foram três distâncias disputadas: 3K, 5K ou 10K. 

Serviços - A Prefeitura de Porto Alegre montou um esquema especial de serviços, composto por trânsito, limpeza, segurança e saúde durante os três dias do South Summit Brazil.

 

Edição Cristiano Vieira - Prefeitura de PoA e Redação Estação.

Especialistas discutem relevância de startups para o desenvolvimento regional

Painel integrou a programação do RS Innovation Stage, palco do governo estadual no evento.

Com a participação do governo, da academia e da sociedade civil organizada, o painel “O papel das startups no desenvolvimento regional” ocorreu na tarde de quarta-feira (9/4), no RS Innovation Stage. O palco integra a programação do South Summit Brazil, que é correalizado pelo governo do Estado e segue acontecendo até sexta-feira (11/4), no Cais Mauá.

A diretora de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Andréia Dullius, destacou a estratégia do governo para desenvolver o ecossistema de startups gaúchas. “Temos vários programas, como o Inova RS, que olha para o Estado inteiro com suas especialidades regionais, e o Startup Lab, que aproxima empresas e startups em rodadas de negócios. Ajudamos a fomentar as startups, e elas retroalimentam esse sistema contribuindo para a economia”, apontou.

A coordenadora da Rede RS Startup – iniciativa vinculada à Sict –, Clarice Lamb, explicou que o valor das startups para o desenvolvimento regional envolve diversos fatores. “As startups impulsionam a economia através da inovação, e a inovação traz competitividade ao mercado. Elas levam o Rio Grande do Sul para fora do país e mostram que temos a competência necessária. Geram emprego e renda. Na Rede, juntamos todas essas informações para fomentar esse ecossistema”, afirmou.

O professor Artur Gibbon, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), abordou o tema a partir da visão de quem está no interior do Estado. “Sou de Rio Grande, e estar distante de grandes centros dificulta o desenvolvimento de startups. No entanto, elas são extremamente relevantes no interior porque diversificam a matriz produtiva e a economia local. Além disso, permitem que as pessoas fiquem nas suas cidades. Se não há emprego ou possibilidade de crescer, a pessoa vai para outros lugares”, exemplificou.

A mediadora do painel foi Daniela Eckert, presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), entidade que reúne 55 associados entre parques tecnológicos, hubs de inovação, incubadoras, aceleradoras e bancos, entre outros.

Texto: João Felipe Brum/Ascom Sict

Edição: Camila Cargnelutti/Secom


   

  

menu
menu