CULTURA |
Montenegro recebe inscrições para capacitação artística e intervenções em hospitais |
Blitz da Alegria leva humanização através do riso, da poesia e prevê 144 horas de intervenções no Hospital Montenegro |
Blitz da Alegria leva humanização através do riso, da poesia e prevê 144 horas de intervenções no Hospital Montenegro, na cidade de Montenegro. Inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de abril.
Estão abertas as inscrições gratuitas para a oficina de capacitação artística do Projeto Blitz da Alegria, que prevê a realização de intervenções artísticas com doutores-palhaços em Montenegro. O Blitz acontece em diversas cidades do país e o município foi contemplado para receber o projeto, iniciado com uma capacitação em palhaçaria para artistas e demais interessados, no intuito de identificar, selecionar e oferecer técnicas e métodos acerca do trabalho de doutores-palhaços em instituições de acolhimento.
A partir da capacitação, serão selecionados os profissionais que integrarão o projeto de forma remunerada. Serão 12 atuantes, que passarão por um treinamento intensivo com um dos mais importantes artistas e pesquisadores de palhaçaria e clown do Brasil e idealizador do Blitz da Alegria, Gilbert Diniz, para realizarem visitas remuneradas no Hospital Montenegro. A remuneração prevista é paga em formato mensal durante 06 meses, de acordo com as visitas realizadas por cada integrante.
“Pretendemos apaziguar a dor das pessoas e proporcionar momentos de leveza e novos significados. A proposta é que durante esses momentos de visita, os profissionais consigam estabelecer uma atmosfera de acolhimento e brincadeira junto ao público, humanizando a instituição e gerando bem-estar e saúde ao público presente”, destaca Gilbert Diniz, idealizador e coordenador artístico do projeto.
Como forma de contribuir para a humanização no dia a dia do ambiente de acolhimento, o projeto também realizará um workshop para profissionais que trabalham na instituição contemplada.
“Além do trabalho de humanização que o Blitz proporciona, contribuímos para o movimento da economia local, gerando emprego e renda para profissionais da cidade contemplada", comenta Francielle Daltro, coordenadora geral do Blitz da Alegria.
Com o intuito de difundir o trabalho do clown junto às pessoas em situação de fragilidade e buscar a humanização dos espaços de acolhimento, o projeto Blitz da Alegria pretende proporcionar mais qualidade de vida através do riso e da poesia. Responsável pela produção executiva do projeto, a Amora Produções Culturais tem o desafio de inserir a figura do palhaço nos ambientes institucionais onde as pessoas se encontram mais vulneráveis.
Ao todo, serão 8 horas de capacitação para 30 pessoas. Serão 12 selecionados que devem realizar 48 visitas na instituição ao longo de seis meses. Ao todo, serão 144 horas de intervenções do projeto na cidade, impactando cerca de 800 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Montenegro. Além disso, 30 profissionais da saúde devem ser contemplados por um workshop, visando contribuir com a humanização da saúde no ambiente hospitalar.
A oficina de capacitação ocorre em formato presencial no Teatro Roberto Atayde Cardona. Entre as abordagens estão o histórico sobre palhaçaria de hospital, as técnicas de expressão corporal, dinâmicas, jogos e os exercícios de improvisação Individual, em dupla e coletiva. Além disso, o participante irá experimentar algumas GAGs clássicas, descobrir suas potencialidades e explorar suas deficiências e entender os conceitos essenciais do palhaço no ambiente hospitalar.
Os selecionados para atuação no hospital passarão por treinamento durante três dias, na Fundarte - Fundação Municipal de Artes de Montenegro, entre os dias 15 e 17 de abril, das 13h às 19h.
As inscrições para a oficina em Montenegro são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de abril, através do formulário disponível no link https://forms.gle/e5ERw2aq1rjRMGHz5. O Projeto Blitz da Alegria é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), com o patrocínio da empresa John Deere.
Sobre Gilbert Diniz
Ator e diretor mineiro, possui uma larga experiência de atuação em âmbito nacional e internacional, em hospitais e instituições de acolhimento social. Trabalha, ainda, com direção de espetáculos, preparação corporal, cursos, oficinas, jurado e preparador técnico em espaços regionais e nacionais em escolas, universidades, festivais e grupos de teatro. Participou de treinamentos com Jeremy James (Theatre Du Soleil), Philippe Gaulier, Thomas Leabhart, Hilary Chaplain, Escola de clown de Barcelona, através do prêmio bolsa residência artística (FUNARTE). É coordenador/fundador do projeto Clínica do Riso, (palhaços de hospital) Betim/MG em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim e Funarbe.
Sobre Francielle Daltrozo – Proponente do projeto
Formou-se em economia, pesquisando a relação entre a renda dos estados brasileiros e o investimento cultural nessas regiões. Seu objetivo na carreira é aproximar as relações de cultura, economia e arte, como uma forma de desenvolver pequenas sociedades. Possui curso de Administração Pública da Cultura (UFRGS). Nos últimos anos, atuou ativamente nos projetos Em Busca da Infância Prometida (2022-2023), A Arte de Bordar (2022-2024), Impulso, viajando pelo mundo (2023). Também atuou como atriz e foi produtora cultural do Núcleo de Pesquisa Beckett-we.
Sobre a Amora Produções Culturais – Produtora Executiva do projeto
Fundada em 2012 na cidade de Porto Alegre, e desde então, atua na gestão de projetos culturais via editais e leis de incentivo. Dentre os principais trabalhos já realizados destacam-se a Produção Executiva do projeto Bibi: Tem um livro no portão (Várias cidades 2023), Produção Executiva do projeto Blitz da Alegria (várias cidades, 2022), Gestão de programação do Espaço Cultural Stravaganza (Porto Alegre, 2022) e Gestão de projetos da Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro, 2023).
Serviço:
O que: Oficina de Palhaçaria gratuita e aberta ao público
Quando: 12 de abril (sábado), das 09 às 18h
Onde: Teatro Roberto Atayde Cardona (Rua Capitão Cruz, nº 2150 – Montenegro/RS)
Inscrições através do link: https://forms.gle/e5ERw2aq1rjRMGHz5
Mais informações no Instagram @amoraproducoesculturais
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |