AGRICULTURA |
Início da colheita do melão em Nova Santa Rita destaca qualidade da fruta |
Cerca de 30 famílias cultivam melão em uma área estimada de 60 hectares no município |
Início da colheita do melão em Nova Santa Rita destaca qualidade da fruta e produção promissora
A safra de melão deste ano em Nova Santa Rita traz boas notícias para produtores(as) e consumidores(as). Após um período desafiador em 2023, marcado por perdas significativas devido ao excesso de chuvas, a colheita atual promete qualidade superior e perdas mínimas.
O prefeito Rodrigo Battistella diz que a colheita do melão é um símbolo de resiliência e superação. “Nosso município mostra mais uma vez a força da nossa comunidade rural. Com o empenho dos(as) produtores(as) e o suporte da nossa administração, conseguimos transformar um cenário de adversidade em um momento de celebração. Este ano, temos uma safra que orgulha o município, com frutas de alta qualidade chegando ao mercado”, declara.
Quem trabalha com a produção do melão, comemora. É o caso do produtor Daniel Silveira da Rosa, 59 anos. Ele diz que, neste ano, a fruta apresenta maior doçura, resistência e tamanho ideal. “É uma safra de muita qualidade. Apesar de termos reduzido a área cultivada, com apenas três hectares, projetamos uma colheita de 18 a 20 toneladas por hectare”.
Rosa, que acompanha a safra do melão desde os 9 anos, prevê a ampliação da produção com o cultivo de mais um hectare, para colher entre fevereiro e março. Ele também destaca o impacto positivo para os(as) consumidores(as): “A grande oferta e a qualidade do melão devem reduzir os preços nas próximas semanas”.
De acordo com o titular da Secretaria da Agricultura, o secretário Cleomar Pietroski, em levantamento feito junto ao escritório da Emater/Ascar RS, cerca de 30 famílias cultivam melão em Nova Santa Rita, em uma área total estimada de 60 hectares, o que pode resultar mil toneladas.
Ele ressalta o apoio fundamental da Administração na recuperação da agricultura local após as enchentes de 2023. “Através de programas de entrega de insumos, patrulha agrícola e melhorias em estradas rurais, conseguimos criar condições para que os(as) produtores(as) retomassem seus cultivos com sucesso”, explica. "Vemos o resultado agora, após um trabalho coletivo."