NOVA SANTA RITA
É hora de combater a proliferação do Aedes aegypti
   
População tem papel fundamental para evitar que larvas do mosquito da Dengue se proliferem no município

Por Assessoria de imprensa PMNSR
21/10/2024 19h59

População tem um papel fundamental para evitar que larvas do mosquito proliferem no município

Nova Santa Rita, de acordo com os dados da Secretaria Municipal da  Saúde teve neste ano até meados do mês de Setembro, 67 casos notificados de dengue. Houve ainda 296 casos positivos clínicos (que aguardam laudo do Laboratório Central do Estado para confirmação da doença). Três casos foram descartados e um foi inconclusivo. 

A Secretaria de Saúde, através da equipe de Agentes de Endemias, realiza o trabalho preventivo em todo município, no entanto, é fundamental que haja a colaboração e o entendimento da população sobre a prevenção. Ela é feita dentro de casa, ao observar pequenos recipientes que podem servir de criadouro do mosquito. O Aedes aegypti, transmissor da dengue, é pequeno e apresenta pintas brancas.

O diretor de Saúde, Brayan Freitas, diz que até mesmo o pote em que o pet da casa recebe água pode ser um local potencial. “É preciso ficar atento, fazer a higiene adequada e diária, sempre com uso de sabão e uma esponja, prestando atenção nas bordas”, detalha. Segundo ele, pneus, tampas de refrigerante e bandeja de flores também devem ser verificadas. 

"Precisamos do auxílio de toda comunidade, porque o principal local de criação é dentro de casa, no pátio. Latas e garrafas vazias, calhas, caixas d'água descobertas, plantas como bromélias e bambus podem ser escolhidos pelo mosquito. Os ovos são colocados e eclodem muito rapidamente". Com a chegada dos dias quentes, no período de 7 a 10 dias, a fêmea coloca o ovo, a larva nasce, vira pupa e voa. "Não tivemos uma onda de frio intensa o suficiente para matar o inseto, por isso é que precisamos estar atentos(as) a infestação".

De acordo com Freitas, os(as) profissionais realizam visitas e priorizam áreas de maior concentração populacional. “Em setembro, foram efetuadas 596, com foco especial no bairro Berto Círio. Além disso, as armadilhas para captura do mosquito são verificadas a cada 15 dias”.  A dengue é uma ameaça que atinge todas as faixas etárias, mas pessoas mais velhas e com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, estão em maior risco de complicações graves que podem levar à morte.

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue é uma doença viral que causa febre aguda e pode ser debilitante. Embora a maioria dos(as) pacientes se recupere, alguns casos podem evoluir para formas graves. Os principais sintomas incluem febre alta (39°C a 40°C) de início repentino, dor de cabeça, dores musculares, dor atrás dos olhos e prostração. “Pedimos que as pessoas fiquem atentas. Se esses sintomas aparecerem, é fundamental procurar imediatamente um serviço de saúde. Após o período febril, o(a) paciente deve estar atento a sinais de alarme, como febre alta persistente, intensas dores musculares e manchas vermelhas na pele.”


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu