POLÍTICA
Deputado sugere isenção de taxas de água, luz e internet para famílias atingidas pela enchente
   
Deputado Adão Pretto Filho protocolou pedido ao Governo do Estado para que apresente às companhias

Por Assessoria parlamentar
24/09/2023 22h10

Adão Pretto sugere isenção de taxas de água, luz e internet para famílias atingidas pela enchente no Vale do Taquari

O deputado estadual Adão Pretto protocolou o pedido ao Governo do Estado para que apresente às companhias de energia elétrica e abastecimento de água e empresas de telefonia e internet, propondo a isenção das famílias atingidas pela enchente no Vale do Taquari.

A proposta, de acordo com Adão Pretto, é para amparar as famílias e pessoas que acabaram perdendo tudo e estão sem poder trabalhar até que a situação volte a sua normalidade nos municípios da região atingida.

A sugestão, conforme o deputado Adão Pretto, é que o Governo do Estado faça as isenções, mediante subvenção e participação nos lucros das empresas concessionárias e permissionárias prestadoras do serviço público de fornecimento de energia elétrica e água e também das empresas de internet e telefonia.

O deputado Adão Pretto sugeriu que a isenção passe a valer neste mês de setembro e tenha duração/validade até o mês de dezembro deste ano. O deputado quer propor também a cobrança de tarifa social, após esse período, e que as famílias sejam beneficiadas dentro de um período em 2024. 

"É um respiro, dentro deste período, para que as famílias consigam se restabelecer. Lembrando que água, luz e a comunicação foram totalmente prejudicadas e seguirão sendo retomadas gradualmente na região no Vale do Taquari".

 

Adão Pretto se une ao MST e Levante Popular da Juventude no preparo de refeições para famílias do Vale do Taquari 

No espírito de solidariedade e em resposta a uma das maiores catástrofes já registradas no Rio Grande do Sul, o deputado Adão Pretto se uniu, neste sábado, ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ao Levante Popular da Juventude para oferecer ajuda humanitária às famílias do Vale do Taquari.

O MST montou uma cozinha solidária, no município de Encantado, produzindo mais de 3,5 mil refeições diárias. Essas refeições estão sendo distribuídas para famílias e pessoas atingidas, voluntários que trabalham no apoio aos municípios afetados e aos membros do Exército Brasileiro envolvidos nos esforços de recuperação.

“É uma demonstração de solidariedade e união em um momento tão triste para nós gaúchos e gaúchas. O MST, que tem na sua essência a solidariedade em parceria com o Levante Popular da Juventude, tomou essa iniciativa de montar uma cozinha solidária no vale do Taquari e preparar refeições, e eu vim ajudar”, disse o deputado.

O MST mais uma vez está junto das pessoas, ao lado dos voluntários que estão fazendo a diferença neste momento. “Esta ação coletiva deve nos lembrar da importância da solidariedade E vamos continuar trabalhando juntos para ajudar essas comunidades a se recuperar e reconstruir”, completou Adão Pretto.

Quem quiser contribuir com a cozinha solidária do MST pode enviar qualquer doação para o Pix - CNPJ 10.568.281/0001-37.


   

  

menu
menu