POLÍTICA |
Deputado Valdeci Oliveira registra candidatura à presidência do PT-RS |
Grande número de deputados, prefeitos e vereadores do RS apoiam candidatura de Valdeci |
O deputado estadual Valdeci Oliveira é oficialmente candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul dentro do Processo de Eleições Diretas (PED 2025).
No final da manhã de quarta-feira (7), Valdeci foi o primeiro dos postulantes a registrar a candidatura na sede do PT Estadual, no Centro de Porto Alegre.
Acompanhado dos deputados estaduais Adão Pretto Filho, Laura Sito e Leonel Radde, vereadores, dirigentes partidários e militantes das diferentes setoriais do partido, ele realizou um ato político para simbolizar o momento.
Logo na abertura da sua manifestação, feita após o pronunciamento da atual presidente do PT, Juçara Dutra Vieira, Valdeci convocou os apoiadores a reforçarem a campanha: "É muito importante que cada companheiro e companheira também sejam `um Valdeci´ nos quatro cantos desse estado. Eu não conseguirei estar em todos os lugares, mas, com a mobilização de vocês, vamos multiplicar a nossa mensagem. Cada voto é decisivo", reforçou.
O parlamentar, que é deputado estadual há quatro legislaturas e já foi presidente da Assembleia Legislativa e prefeito de Santa Maria por dois mandatos, agradeceu com ênfase os diversos apoios já confirmados à sua candidatura, entre eles os das tendências Avante (da deputada federal Maria do Rosário e do deputado estadual Leonel Radde) e Construindo Um Novo Brasil (da deputada federal Denise Pessôa).
Os grupos políticos do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto e do deputado estadual Adão Pretto e também o deputado estadual Halley Lino já aderiram à candidatura de Valdeci, que integra a tendência Socialismo em Construção (do deputado federal Paulo Pimenta, da deputada estadual Laura Sito e do prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi).
"Fico muito feliz de ter o apoio, praticamente, de metade da bancada federal e de metade da bancada estadual, além de prefeitos - como o Luiz Fernando Mainardi (de Bagé) e o Fernando Marroni (de Pelotas) - e de várias outras lideranças nacionais importantes, como o (Paulo) Pimenta e o Edegar (Pretto). Nós, coletivamente, vamos estabelecer uma construção muito importante para ampliar o combate ao extremismo e ao reacionarismo no Rio Grande do Sul. Temos que fazer e reforçar a luta nas redes sociais e também colocar o pé na estrada. Nada substitui a presença e o diálogo direto com as pessoas. E também temos que, cada vez mais, criar espaços e condições no PT para atuação e protagonismo da nossa juventude . O PT segue sendo a grande esperança de transformação da sociedade brasileira", assinalou.
TAREFA
O candidato também destacou o fato de várias candidaturas estarem mobilizadas para o PED deste ano. "Vou respeitar muito os demais candidatos e candidatas. A minha principal tarefa neste processo eleitoral será discutir o nosso partido e como o PT pode se aproximar e ampliar ainda mais a sua base social. Podem ter certeza de que vocês terão em mim uma ferramenta de luta e de construção da unidade do PT", complementou.
DATA
As eleições para as direções nacional, estaduais e municipais do Partido dos Trabalhadores em todo país acontecerão no próximo dia 6 de julho, conforme prevê o calendário do PED 2025.


Texto: jornalista Tiago Machado
Fotos: Christiano Ercolani
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |