NOVA SANTA RITA
Pescadores recebem caixas de água da prefeitura
   
Foram entregues ainda 300 bueiros para cerca de 50 famílias

Por Assessoria municipal NSR
10/05/2022 17h02

PESCADORES RECEBEM CAIXAS DE ÁGUA DA PREFEITURA

Esta é uma demanda antiga, que vai beneficiar famílias que vivem da pesca artesanal no município de Nova Santa Rita.

A prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, adquiriu e entregou, na tarde de terça-feira (10/05), na Estrada Volta Grande, no bairro Morretes, na Zona Rural, seis caixas d’água de mil litros.

Segundo o coordenador de unidades de serviço na Secretaria de Agricultura, Cleomar José Pietroski, cerca de 30 famílias poderão usufruir da aquisição. “Eles têm um local, às margens do Rio Caí, onde fazem a saída para a pesca. No entanto, saem com galões porque não havia água potável à disposição. Agora, a realidade é outra”, afirma.

A pasta fez contato com a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos para que seja feito o abastecimento dos recipientes.

A pesca artesanal é caracterizada principalmente pela mão de obra familiar, com embarcações pequenas, como canoas ou jangadas, ou ainda sem embarcações, como na captura de moluscos perto da costa. Sua área de atuação está nas proximidades da costa e nos rios e lagos.

AGRICULTORES DE NOVA SANTA RITA PODEM PEDIR CARGAS DE PEDRA E BUEIROS

A Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita, através da Secretaria de Agricultura, tem realizado desde o fim do ano passado um trabalho de melhorias de acessos as propriedades rurais. A Administração fornece pedras brita e tubos de concretos para os agricultores que têm essa necessidade.

De acordo com o coordenador de unidades de serviço da pasta, Cleomar José Pietroski, basta o interessado apresentar o talão de produtor e comprovante de residência, e fazer o requerimento na Secretaria Municipal da Agricultura, para ser beneficiado. Para ser atendido, é preciso não ter débitos junto ao poder público. “No ano já somamos cerca de 80 famílias, totalizando dois mil metros cúbicos de pedras. Só no mês que passou foram 40 produtores rurais beneficiados”, frisa.

Foram entregues ainda 300 bueiros para cerca de 50 famílias. “Na semana que vem temos mais 700 para entregar aos agricultores que abriram suas solicitações. É uma ação que ajuda aqueles que possuem dificuldade de acesso às suas propriedades, principalmente nesta época de chuva que ainda vamos enfrentar.” Pietroski pontua que a demanda é importante porque a Secretaria de Obras faz o serviço na parte pública da via, mas não entra na propriedade. “Havia uma demanda reprimida, levamos para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que aprovou esse benefício. Liberamos, então, até duas cargas de pedra, em média 25 metros cúbicos, e até seis unidades de bueiro. Tudo sem custo para o produtor”.

O serviço não é demorado e o tempo de espera varia de 15 a 30 dias.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu