POLÍTICA
Deputada Luciana Genro destina 100 mil reais para Nova Santa Rita
   
Recurso para melhorias de infraestrutura no Assentamento de Reforma Agrária Itapuí

Por Assessoria de Imprensa
02/12/2025 09h35

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) destinou R$ 100 mil em emenda parlamentar ao município de Nova Santa Rita, para melhorias de infraestrutura no Assentamento de Reforma Agrária Itapuí, uma comunidade de 1,2 mil hectares e um dos primeiros assentamentos rurais do Rio Grande do Sul, com 34 anos de história.

O recurso será utilizado para ampliar e ajustar a rede de água potável do poço industrial que abastece a área.

A emenda terá impacto direto na vida das famílias do assentamento, que enfrentam dificuldades históricas no acesso à água tratada. Segundo Volmir Reginaldo de Mattos, presidente do PSOL no município e morador da comunidade, a ampliação da rede beneficiará praticamente todas as famílias do território localizadas próximas à Escola Municipal Treze de Maio.

“Esse recurso será de grande importância para a comunidade, pois irá beneficiar cerca de 100 famílias com a ampliação da rede de água potável, fazendo com que finalmente possam ter água tratada em suas casas. Muitas ainda dependem de poços cavados em vertentes, com água de má qualidade. Como a CORSAN não chega a essa zona rural, a Associação da Microrregião da Itapuí precisou assumir a gestão do poço industrial e da rede, em parceria com o poder público municipal”, explicou Volmir.

A destinação reforça o compromisso do mandato com a reforma agrária, a agroecologia e a segurança alimentar. O Itapuí é referência estadual na produção de hortigranjeiros e arroz orgânicos, sendo um exemplo de agricultura sem agrotóxicos.

Para Luciana Genro, apoiar o assentamento está diretamente ligado à defesa de alimentos saudáveis: “o Assentamento Itapuí é fundamental na produção de alimentos orgânicos e na preservação ambiental. Tenho lutado fortemente contra o veneno no prato dos gaúchos, e essa luta está diretamente conectada ao trabalho dos assentados”.

O assentamento também tem protagonismo ambiental, sendo o primeiro do estado a criar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em seu território, resultado de décadas de regeneração florestal conduzida pelas famílias.

A deputada esteve em Nova Santa Rita em abril de 2024, quando visitou o Corpo de Bombeiros, que recebeu uma emenda para a compra de um bote de salvamento no ano passado, e conheceu o Assentamento Itapuí. Na visita, os moradores reforçaram a necessidade de investimentos em infraestrutura básica, como o acesso à água potável, que agora será ampliado graças ao recurso destinado.


   

  

menu
menu