INDÚSTRIA
Braskem participa de dragagem emergencial
   
Operação foi no Canal Furadinho no rio Jacuí

Por Assessoria de comunicação
28/09/2024 23h00

Dragagem emergencial do canal Furadinho permite circulação de navios do Polo Petroquímico.

O que preocupa agora são outros pontos críticos na Lagoa dos Patos. 

A operação de dragagem viabilizada pela Braskem com apoio dos seus parceiros logísticos iniciada em agosto no Canal do Furado Grande ("Furadinho"), no Rio Jacuí, já tem permitido a passagem de navios operados pela companhia. Na última semana, navios de carga de butadieno e de etanol conseguiram atracar no Terminal Santa Clara, no Polo Petroquímico de Triunfo. 

Ao mesmo tempo em que a operação melhora momentaneamente as condições de navegabilidade do Furadinho, comandantes dos navios que circulam na região têm notado uma piora em alguns locais de navegação. Há pelo menos outros quatro pontos críticos dos 18 pontos de navegação monitorados pela Braskem em parceria com a Guarita Navegação. O monitoramento ocorre ao longo de toda a extensão da Lagoa dos Patos nos 300 quilômetros entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e Rio Grande. São eles: Piava do Meio, Pedras Brancas, Canal Leitão (localizados próximo a Porto Alegre) e o canal da Feitoria.

A dragagem no Canal do Furado Grande já retirou mais de 28 mil metros cúbicos de sedimentos de um total de 55 mil metros cúbicos previstos no projeto e deve ser concluída na metade de outubro. Em execução pela STER Engenharia, a obra visa manter as condições mínimas de navegabilidade deste trecho, de aproximadamente dois quilômetros que liga a Lagoa dos Patos ao Polo Petroquímico de Triunfo.  

Autorizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e Portos RS, a dragagem está sendo realizada respeitando todas as diretrizes de segurança e preservação ambiental necessárias. Segundo a Braskem, a iniciativa é pontual e não irá resolver no médio prazo a situação de calamidade vivida pela hidrovia, que se encontra em situação crítica após as enchentes de maio em virtude do acúmulo de sedimentos (assoreamento). 

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da economia circular. Os 8.500 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.

Mais informações aqui: https://www.braskem.com.br/

Informações para imprensa, favor contatar:

José Pedro Jobim - josepedro@moglia.com.br – fone: (51) 9.9793.3300

Luciana Moglia - lumoglia@moglia.com.br – fone: (51) 9.9860.4403


   

  

menu
menu