EDUCAÇÃO
Escola municipal de Nova Santa Rita ganha medalha de ouro em robótica
   
Evento de âmbito nacional foi realizado em Santa Catarina

Por Assessoria de imprensa
17/09/2024 17h50

ESCOLA MUNICIPAL DE NOVA SANTA RITA É OURO EM DISPUTA NACIONAL DE ROBÓTICA

Instituição do município foi a única pública a subir ao pódio da competição que ocorreu em Santa Catarina.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, a Escola Fazenda, conquistou a medalha de ouro no concurso nacional de robótica, realizado em Blumenau, Santa Catarina, na última semana. A competição nacional da categoria Lego Wedo 2.0 ocorreu no último final de semana, nos dias 14 e 15 de setembro. As equipes "Pequenos Gênios" e "Os Robóticos" se destacaram, conquistando, respectivamente, as medalhas de ouro e bronze.

Das categorias premiadas com medalhas de ouro, a escola de Nova Santa Rita foi a única instituição pública a subir ao pódio. A "Pequenos Gênios", foi composta pelos(as) estudantes Maria Clara Ribeiro, Maria Amorim, Luisa Manuela, Gustavo Rius e Henrico Dellagerisi, do 3º ano, conquistou o ouro. Já a "Os Robóticos", formado pelos(as) alunos(as) Izabella Paranhos, Sophia da Silva, Bryan Lopes, Charlis da Silva Araújo e Isabelly Guilardi, do 5º ano, levou a medalha de bronze.

De acordo com a diretora Cíntia Fabiana de Freitas, a conquista teve início em 2023, quando a escola foi contemplada com o Projeto Aprendizes Digitais, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Pragma e Braskem, com apoio da Lycra e Lockton. A iniciativa promoveu a formação continuada de 100 estudantes ao longo de oito meses. "Começamos a trabalhar com alunos do terceiro ao quinto ano durante todo o ano passado. Participamos da competição regional para definir quem iria para a etapa nacional, permitindo que nossos(as) alunos(as) aplicassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula", explica. 

Na competição regional, a EMEF Santa Rita de Cássia foi a única escola pública participante e apresentou quatro equipes. Para a disputa nacional, duas equipes foram selecionadas. "Fomos a única instituição de ensino pública da Região Sul do Brasil, entre as 27 que competiram na etapa nacional", enfatiza.

Os(as) participantes da competição nacional precisaram programar robôs para realizar tarefas como cumprir circuitos e percursos baseados em situações de resgate. O aprendizado foi conduzido pelo professor de robótica Gilmar Alves Ferreira. "Com o passar dos meses, surgiu a oportunidade de participar de um torneio regional de robótica, onde os alunos puderam aplicar os fundamentos e experiências adquiridos em aula. Competimos com quatro equipes na competição regional e conseguimos um grande feito". 

Ferreira expressa seu orgulho em ter representado a cidade de Nova Santa Rita, destacando a organização, responsabilidade, empenho e dedicação de cada estudantes: "Participar de um torneio de robótica na etapa nacional foi um sonho realizado com um excelente trabalho em equipe".


   

  

menu
menu