SAÚDE |
Secretaria Municipal da Saúde de Nova Santa Rita faz alerta para vacinação |
Essa é a única maneira de manter erradicada a maioria das doenças |
SECRETARIA DA SAÚDE ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
Assim como em muitas cidades do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde de Nova Santa Rita alerta a comunidade sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. Essa é a única maneira de manter erradicada a maioria das doenças, como a varíola e pelo controle da poliomielite e da síndrome da rubéola congênita.
No entanto, doenças como poliomielite e sarampo podem voltar a ser um problema de saúde pública no Brasil devido à queda nos índices de vacinação.
De acordo com a Coordenadora Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria de Saúde, enfermeira Taís Korndorfer Rosa, todas as doses são seguras e importantes para a comunidade. Porém, a queda nos números de vacinação é devido ao ano atípico vivido pelo município. “Os fenômenos climáticos que assolaram a população, deixando muita gente ilhada, sem teto, ocasionou a queda nos números. A campanha nacional de imunização, por exemplo, aconteceu no período mais crítico das chuvas”, avalia.
BAIXA PROCURA
Segundo Taís, as doses contra influenza e Covid-19 não alcançaram 50% da meta. Além disso, assim como no Estado, o município registra falta de vacinas contra a Covid-19 para menores de 12 anos. O Ministério da Saúde não deu previsão para recebimento de nova remessa.
A vacinação para pessoas acima de 12 anos segue ocorrendo normalmente. Para receber a dose contra Covid a pessoa deve estar em grupos prioritários:
Quem deve tomar vacina uma vez ao ano:
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
- Ribeirinhos;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
Quem deve tomar a cada seis meses
- pessoas com 60 anos;
- gestantes e puérperas;
- pessoas imunocomprometidas.
A campanha
A perspectiva da Secretaria de Saúde de Nova Santa Rita é, no próximo mês, realizar uma grande campanha de imunização, para garantir a proteção contra doenças. “Nosso projeto é aproveitar o Outubro Rosa, em que as unidades estarão fazendo ações aos sábados e promover as atualizações vacinais. Informaremos a comunidade em breve”, finaliza.
Saiba onde encontrar as vacinas
- UBS Pedreira – segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 16h30min (Estrada da Pedreira, 471);
- UBS Adão Pretto – segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 16h30min (Av. Lôurenço Záccaro, 1050);
- UBS Coronel Olympio (Berto Círio) - segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 16h30min (Av. Getúlio Vargas,1373);
- UBS Morretes – segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 16h30min (Rua da Prainha, 89);
- UBS Maria José – segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 16h30min (Rua Jardins 75/ antiga rua E - Loteamento Maria José).
Foto: Jesiel Boschetti - PMNSR