CAPELA DE SANTANA |
Câmara de Vereadores homenageia ilustres capelenses |
Gabriel Silveira de Farias e José Louri Lucas da Silva |
CÂMARA DE VEREADORES HOMENAGEIA ILUSTRES CAPELENSES
Na terça-feira, 30 de Julho, a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Capela de Santana votou dois projetos legislativos que homenageiam cidadãos ilustres em nossa cidade pela colaboração no desenvolvimento do município.
O projeto 06/2024 nomeou a rotula na Avenida Coronel Orestes Lucas com a rua Henrique Muller no bairro Estação, como Rótula José Louri da Silva.
Já o projeto número 05/2024 nomeou o triangulo das ruas Marciano Flores e João Coitinho no bairro Vila Flores como Triangulo Gabriel Farias “TIO BILA”.
Ambos projetos são de autoria dos vereadores Carlos Eduardo Martins de Souza e Oziel Carlebe Rangel.
Quem são estes ilustres capelenses:
GABRIEL SILVEIRA DE FARIAS
É filho de Gabriela Flores de Farias e Manoel Silveira de Farias, Natural de Rio Pardo, nascido em 17/01/38. Veio morar em Capela de Santana em 1956 para trabalhar na Arrozeira aonde trabalhou até fechamento da mesma. Desde que veio para Capela sempre morou na Vila Flores. Casou-se com Nelita de Abreu Farias, que conheceu na Arrozeira, no trabalho. Teve três filhos, Josely, Jerri e Manoel Eduardo de Abreu Farias. Era uma pessoa muito conhecida e muito carismática, tinha muita amizade na comunidade, sempre disposto a ajudar quem precisasse. Faleceu no dia 22/03/2012.
JOSÉ LOURI LUCAS DA SILVA
Nascido em Capela de Santana no dia 29 de maio de 1925. Descendente da tradicional família Lucas, Filho de Dionísio Batista da Silva e de Hercília Cândida Lucas da Silva, criado desde cedo na lida do campo. Ainda jovem, destacou-se nas atividades esportivas, em especial na pratica de futebol, jogando na posição de centroavante. Jogou pelo Esporte Clube Quinze, o esporte clube Sete, e pelo esporte clube Santanense, atuava com grande destaque. Foi casado com Ligia Coitinho da Silva mais de 60 anos, aonde teve três filhos.
Bisneto do Coronel Orestes José Lucas (in memoriam) e sobrinho do Dr. Orestes Lucas, (in memoriam), este último, prefeito por duas gestões no município de São Sebastião do Caí, antigo município Sede de Capela de Santana- RS. Aonde destes laços familiares, trouxe até a sua geração a vocação política. Foi subprefeito por seis anos quando Capela de Santana ainda era distrito de São Sebastião do Caí, município sede. Também trabalhou com taxista, aonde sempre serviu a comunidade da melhor maneira possível
Na Vida política, foi membro atuante do partido do PMDB por muito tempo. Mas, mais tarde, no ano de 1988, depois que Capela de Santana se emancipou, se filiou no PDT para concorrer na primeira eleição do município e se tornar o primeiro vice-prefeito de Capela de Santana, na gestão do ano 1989 ao ano de 1992. Além de ser vice-prefeito, também foi secretário de obras.
Em 1992, se lançou a candidato à prefeito pelo PTB. Já no ano de 1996, foi convidado novamente a concorrer mais uma vez a vice-prefeito pelo partido do PTB, onde foi eleito para exercer o cargo na gestão do ano de 1997 ao ano de 2000. Além de ser vice-prefeito, também exerceu os cargos de secretário de obras e planejamento.
No final do seu mandato de vice-prefeito, no ano de 2000, se aposentou e encerrou a sua vida pública e política, com a certeza de ter dado o seu melhor para atender a todos de maneira igual. Faleceu no dia 20 de Maio de 2016, prestes a completar 92 anos de idade.
Vereadores Carlos Eduardo Martins de Souza e Oziel Carlebe Rangel, autores dos projetos
Familiares dos homenageados participaram e agradeceram a honra dada pelo Poder Legislativo de Capela de Santana
Participação de um bom público na Câmara Municipal de Capela