NOVA SANTA RITA
Tecnologia foi usada nos abrigos para monitorar os atingidos pela enchente
   
Prefeitura fez parceria com universidade e empresa para formar banco de dados

Por Assssoria de imprensa
11/06/2024 14h04

TECNOLOGIA PARA O MELHOR ACOLHIMENTO DAS PESSOAS

A tecnologia tem sido uma grande aliada no atendimento das pessoas que ficaram desalojadas ou perderam bens durante a enchente.

Numa parceria entre a Prefeitura de Nova santa Rita, através do Setor de Tecnologia da Informação, ULBRA, Voluntários dos Municípios de Canoas e Nova Santa Rita, e as empresas AppVallue e XTENT Group, foi criado uma solução tecnológica avançada que otimiza a resposta a emergências durante catástrofes e desastres naturais, intitulada ACOLHE RS.

A solução é simples, porém de grande importância. Começou a ser implementada nos alojamentos que foram criados aqui em Nova Santa Rita para as pessoas desalojadas. No local, profissionais cadastravam as pessoas alojadas e estas, recebiam uma pulseira de identificação. Esta pulseira era uma forma de garantir a segurança dos locais, que desde então, só podiam ser acessados por que estava com o acessório junto ao pulso.

No cadastramento das pulseiras, foi criado um banco de dados onde cada alojado teve suas individualidades, tais como doenças crônicas, tipo de alimentação, endereço, núcleo familiar, entre outros.

Passado o período dos alojamentos, com o retorno de grande parte da comunidade para seus lares, o sistema continuou a ser utilizado na logística de distribuição de donativos.

Nas entregas que estão sendo feitas no Parque Olmiro Brandão e no bairro Berto Círio, a pessoa apresenta o documento. Se está cadastrada, todas as informações são disponibilizadas a partir do mapeamento no banco de dados , como condições de saúde, as condições sociais.

O programa também identifica os módulos de farmácia para entrega de medicamentos de uso contínuo e um módulo de doações para gestão dos donativos recebidos, entre outros indicadores e melhoria contínua.

Estes registros auxiliam as equipes a uma disribuição igualitária e de acordo com a necessidade de cada família.


   

  

menu
menu