MONTENEGRO |
Mais de 2 mil cargas de entulho retiradas nas ruas de Montenegro |
As águas baixaram e deixaram rastro de sujeira por toda a cidade |
Mais de 2 mil cargas de entulho retiradas nas ruas de Montenegro
A maior enchente de todos os tempos em Montenegro deixou um rastro de destruição em vários bairros e também no interior, onde a comunidade mais afetada foi a de Porto Garibaldi.
A limpeza das casas resultou em enormes pilhas de entulhos em dezenas de ruas, que vêm sendo recolhidas por equipes da Prefeitura, de uma empreiteira contratada pelo Município e por voluntários e empresas locais.
Os trabalhos ainda levarão algum tempo, segundo o responsável pelo Departamento de Limpeza Pública, Manoel Eliseu Selbach, o Zeu. “Só vamos parar quando estiver tudo em ordem”, garante. Até a manhã de terça-feira, 22, haviam sido recolhidas em torno de 2 mil cargas de entulhos.
O trabalho é rápido. No momento, existem quatro frentes de trabalho atuando nos bairros, envolvendo cerca de 40 pessoas e dez caminhões. Contudo, esse número chegou a ser bem maior.
Nos primeiros dias pós-enchente, havia pelo menos 35 caminhões nas ruas, quase todos de grande porte, além de máquinas e carregadeiras, alguns emprestados e com colaboradores pagos pela iniciativa privada.
Todo este material está sendo conduzido até a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos, de onde é transportado para deposição final em área licenciada para esta finalidade pela empresa contratada.
Segundo Zeu, a comunidade pode colaborar. Alguns dos caminhões envolvidos na limpeza são normalmente empregados na coleta de galhos e folhas oriundos das podas de árvores. “Pedimos que a comunidade adie as podas por umas quatro semanas, para que os veículos possam continuar sendo usados integralmente no recolhimento dos entulhos”, destaca.