NOVA SANTA RITA
Cancelada a 12ª Festa do Melão e da Agroecologia no município
   
Não temos o que comemorar. Vivemos a maior cheia da história da cidade, diz Battistella

Por Assessoria de imprensa
23/11/2023 19h51

PREFEITURA ANUNCIA CANCELAMENTO DA FESTA DO MELÃO

Depois dos últimos episódios meteorológicos, o prefeito Rodrigo Battistella anunciou o cancelamento da 12ª Festa do Melão e da Agroecologia de Nova Santa Rita, que aconteceria nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, no Parque de Eventos Olmiro Brandão.

A decisão foi tomada no início da semana, após reunião com a Secretaria de Agricultura e Emater.

“Não temos o que comemorar. Vivemos a maior cheia da história de nossa cidade, com 300 a 600 casas atingidas. Gostaria muito de comemorar, teríamos uma festa muito bem organizada, doeu tomar a decisão, mas penso ser uma medida assertiva”, salienta o líder do Executivo. De acordo com o gestor, todo dinheiro que seria investido na festa será revertido para ajuda das pessoas. O cancelamento das contratações não irá gerar custos ao poder público. 

Análises apresentadas pela Emater do município mostram que as perdas na agricultura e agroecologia são “incalculáveis”. As previsões climáticas da Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs) confirmam um cenário difícil para sociedade, em geral. “Já havia um laudo de perda, em setembro, de 70% na produção de melão, que se agrava com essa última chuva. Já nas lavouras de hortaliças, em setembro, a perda já totalizava 50%. O cenário que temos é de calamidade”. 

Battistella frisa que na produção de arroz, 95% da área está submersa. “Somos grandes produtores da cultura e, quase sua totalidade, está comprometida. Diante de todos esses fatos, o recurso destinado para o grande evento previsto para dezembro será usado para auxiliar os atingidos pelos desastres naturais”.

O prefeito pontua que há um decreto de emergência em vigor, em decorrência do vendaval que atingiu o bairro Berto Círio, e um novo foi feito devido a enchente. “Estamos, agora, homologando junto a Defesa Civil do Estado e Nacional. Estamos elaborando o laudo técnico para o verificarmos se atingimos o índice de calamidade, para alcançarmos é necessário percentual sobre o PIB do município. Nossas equipes estão trabalhando fortemente nisso”.


   

  

menu
menu