SAÚDE |
1º Seminário de Saúde da População Negra |
Evento promovido pelo IBSAÚDE entregou conhecimento e integração |
A Casa de Cultura Mário Quintana foi palco do 1° Seminário de Saúde da População Negra, que foi uma realização do IBSAÚDE e IB ESCOLA, com apoio da Responsabilidade Social, Casa de Cultura Mario Quintana e Prefeitura de Porto Alegre. Mais de 100 profissionais de saúde da APS/POA/Coordenadoria Oeste de Saúde participaram do seminário, que debateu as práticas de políticas públicas do SUS para a população negra, que compõe mais de 22% dos portoalegrenses.
A abertura do evento aconteceu às 9 h com a presença de mais de 100 participantes. A Mesa Oficial foi composta pelo médico Luiz Antônio de Oliveira, pela Coordenadora Assistencial e Operacional Kelly Carvalho, pelo Conselheiro do IB José Roberto Oliveira, pelo consultor Francisco Isaias, pela consultora do IB Escola, Maralice Xavier e pela representante da SMS de POA, Gisele Gomes. O presidente em exercício do IBSAÚDE, Vinícius Medeiros, se fez presente na abertura do seminário.
Na parte da manhã aconteceu a primeira mesa do seminário: Mesa de debates 1 sobre “Monitoramento dos Indicadores de Saúde da População Negra”, apresentado pela cirurgiã-dentista Fabiane de Oliveira. A segunda temática desta mesa foi sobre a “Diversidade nos Espaços de Inclusão”, apresentada por Júlio Barros, coordenador das Áreas Técnicas da Saúde Integral LGBT+ e Saúde do Homem da SMS/POA. A mediação desta primeira mesa foi do colaborador do IBSAÚDE, Marco Bica. Depois das exposições dos painelistas, foi aberto o debate para manifestações e questionamentos dos participantes.
Após o intervalo de almoço, o Seminário reabriu com a mesa “Linha de Cuidado da Doença Falciforme” por Gisele Gomes, Coordenadora de Políticas Públicas de Saúde da População Negra da SMS-POA. A segunda fala foi sobre “Dados de Acompanhamento da Saúde da Criança”, apresentados e comentados por Sônia Silvestrin, da Área Técnica de Saúde da Criança e Adolescente, do Comitê de Investigação da Mortalidade Infantil da SMS/POA. Ainda nesta mesa foi abordado o tema “Terapia Medicamentosa na População Negra”, apresentado por Andressa Félix, RT de Farmácia do Projeto APS/POA/IBSAÚDE e pelo Dr. Valberto Sanha, médico da CF Santa Marta. A Mediação desta mesa foi da psicóloga e consultora de educação do IB Escola, Maralice Xavier.
Após as apresentações dos painelistas, que mostraram números da realidade da situação da saúde da população negra em Porto Alegre, foi aberto espaço para sanar as dúvidas e elencar contribuições para o debate. Quando houve a participação dos presentes.
Em sala anexa a do Seminário, foi montado pela organização do evento o Espaço Interativo e Cultural, com mostra de artesanato, oficina de Boneca Abayomi, oficina de turbantes, exposição das Unidades de Saúde, empreendedores (externos), e depoimentos online. Teve também show presencial com o grupo musical sob a batuta do colaborador do IBSAÚDE, Daniel Milkvicz, que cantou, tocou cavaquinho e violão, tendo como parceria as vozes de Geneci da Silva, Tânia Silvano de Abreu e Maurício Lazzarin. Também teve a participação do violonista Sérgio Sou do Samba.
Foi um evento com muitas informações, trocas de experiências, aprendizado e integração entre os profissionais que fazem parte do trabalho do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano. O IBSAÚDE reafirma assim seu compromisso com as políticas públicas adotadas pelo SUS e agentes públicos municipais. São mais de 2 mil colaboradores em 10 municípios do RS levando saúde com responsabilidade social.
Assessoria de Comunicação IBSAÚDE
Fotos: Glauco Arnt e Vladimir Cunha / IBSAÚDE