NOVA SANTA RITA
Município está entre os três finalistas do 5° Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública
   
Premiação é concedida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul

Por Assessoria de imprensa
12/11/2023 20h11

FINALISTA DO PRÊMIO FAMURS BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA

"É isso mesmo. Recebemos essa notícia com muito orgulho, com a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos entre os três municípios finalistas do 5° Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, concedido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com a inovação da Educação Maker", salientou o prefeito Rodrigo Battistella em suas redes sociais nesta semana.

"Trouxemos as salas makers para nossa rede municipal após uma viagem para o município de Sobral, no Estado do Ceará, onde pude ver – in loco – as transformações que o método provoca nos(as) estudantes. Trouxemos para nossa cidade com o intuito de transformar realidades, de incentivar a metodologia do faça você mesmo, que é a educação que vai além do quadro, além da teoria, os(as) alunos(as) aprendem fazendo", disse o prefeito.

Estar entre os destaques do Estado é motivo de orgulho para toda a comunidade de Nova Santa Rita. O projeto na área da educação vem se fortalecendo ao longo dos anos e sendo reconhecido no Rio Grande do Sul. Isso comprova que o caminho certo é desenvolver a educação. Parabéns para a cidade, à equipe da Secretaria de Educação, professores(as) e estudantes. Todos estão envolvidos nesta conquista coletiva.

Espaços Makers são em geral espaços de criação com diferentes maquinários e ferramentas disponibilizados por empresas, instituições de ensino, bibliotecas, Ongs, etc. oferecido para a comunidade determinada pela instituição. 

No contexto escolar, os makerspaces oferecem um espaço para que as ideias – boas, e as nem tão boas assim – desabrochem. Isso possibilita a experimentação e autoexpressão, o acertar e o errar, e assim, desperta nos alunos o espírito inventivo e atitude para colocar a mão na massa. Há várias atividades que a escola pode propor para possibilitar esse aprendizado. Alguns exemplos são: Criação e impressão de protótipos em uma impressora 3D. Desenvolvimento de robôs simples com ferramentas de robótica.

Os vencedores da premiação da FAMURS serão conhecidos durante o evento Smart Cities Park, a ser realizado em Nova Petrópolis no dia 22 de novembro. Nesta 5ª edição, concorrem ao prêmio 369 trabalhos, desenvolvidos em 176 municípios.

Destaque deve-se a inovação da Educação Maker no município.


   

  

menu
menu