ESTADO
Presidente participou de inaugurações de obras no RS
   
Esta é a oitava passagem pelo RS desde que assumiu a Presidência da República em 2019.

Por G1 RS
08/04/2022 20h29

Em viagem ao Rio Grande do Sul, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou na manhã de sexta-feira (8/4) de uma cerimônia em Pelotas, na Região Sul, para a inauguração da duplicação da BR-116 e da BR-392. A visita do presidente ao estado ainda incluiu passagens por Bagé e Passo Fundo.

O primeiro compromisso foi a inauguração da obra conhecida como contorno de Pelotas, no Centro de Eventos da Fenadoce, por volta das 10h20.

O trecho inaugurado abrange 23,7km de vias duplicadas na área urbana da cidade. A via faz parte de uma das principais áreas de trânsito de cargas do Brasil e é o principal acesso a única zona portuária do Rio Grande do Sul.

Iniciada há quase dez anos, a obra deveria ter sido entregue há sete anos. Segundo o governo federal, o investimento foi de R$ 690 milhões.

Durante a cerimônia, Bolsonaro fez um discurso em tom de campanha. Entre outros pontos, citou medidas tomadas pelo governo federal e defendeu a sua gestão à frente da pandemia.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), pré-candidato ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul, também participou do ato.

Estiveram presentes ainda o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e os ex-ministros Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Marcelo Sampaio (Infraestrutura), além da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Por volta das 13h, o presidente chegou às obras da unidade de radioterapia da Santa Casa de Caridade de Bagé. A área era uma necessidade há 20 anos no local, conforme explicou o provedor da Santa Casa, Carlos Eduardo Oliveira dos Santos.

"Esse sonho iniciou há mais de 20 anos dentro da provedoria da Santa Casa, e ficava essa lacuna. Há 11 anos nós ja temos a nossa quimioterapia que abrange um atendimento a 280 mil pessoas mas faltava a radioterapia. Essa já é uma realidade."

Por volta das 15h20, Bolsonaro deixou Bagé, rumo a Passo Fundo, no Norte do RS. O presidente desembarcou em Passo Fundo por volta das 16h25.

Em Passo Fundo, Bolsonaro participou do evento de entrega das obras de ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. O novo governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, também participou do ato.

Desde que assumiu a presidência, Jair Bolsonaro veio ao Rio Grande do Sul oito vezes, incluindo a visita desta sexta-feira. O mais recente compromisso do presidente no estado havia sido em setembro de 2021, quando visitou a Expointer, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Antes disso, Bolsonaro havia visitado o RS em julho de 2021, quando ficou dois dias na Serra e em Porto Alegre. Na visita, o presidente acompanhou a 1ª Feira Brasileira do Grafeno, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e jantou com produtores vitivinícolas em Bento Gonçalves. Na Capital, participou de uma "motociata" e jantou com empresários.

Antes disso, ele esteve na inauguração do eixo principal da nova Ponte do Guaíba, na BR-290, em Porto Alegre, e na liberação de 27 quilômetros de duplicação da BR-116 em Barra do Ribeiro, em dezembro de 2020.

Em abril de 2020, ele participou da posse do general Valério Stumpf no Comando Militar do Sul, na Capital.

Em dezembro de 2019, Bolsonaro participou da 55ª Cúpula do Mercosul, também na Serra, com a participação de outros presidentes sul-americanos.

Em agosto daquele ano, ele também esteve em outra inauguração de trecho duplicado da BR-116, em Pelotas, na Região Sul. E, em maio de 2019, Bolsonaro participou da Festa Nacional da Artilharia, que homenageava o marechal Emílio Luiz Mallet, em Santa Maria, na Região Central.


   

  

menu
menu