Diga Diga de Artes renasce 40 anos depois na 18ª Aldeia Sesc Capilé
Festival marcou os anos 1980 em São Leopoldo

Por Redação Estação
13/10/2025 17h56

São Leopoldo viveu um reencontro com sua própria história cultural durante a 18ª edição da Aldeia Sesc Capilé – “Território & Saberes: Lugares de Memórias”, realizada sábado, 11 de outubro de 2025.

O evento celebrou os 40 anos do Diga Diga de Artes, festival que marcou os anos 1980 na cidade por reunir, de forma democrática, artistas profissionais e amadores em torno da música, dança, teatro e artes visuais.

Entre 1983 e 1985, o Diga Diga de Artes foi um símbolo de liberdade criativa. Sua última edição aconteceu no Cine Independência, e permanece viva na lembrança de quem participou.

Quatro décadas depois, o reencontro foi promovido por Fábio Nagel, Andréa Guedes, Vana Bérgamo e Renato Jacques, nomes ligados à história original do evento. Andréa, que participou do festival em 1985 como cantora e hoje é diretora do Sesc São Leopoldo, foi uma das responsáveis pela homenagem.

O Largo da Câmara de Vereadores se transformou em um palco de memórias e reencontros, onde o público da época dividiu espaço com novas gerações de artistas e espectadores.

“Em um momento em que o mundo prega a polarização, o palco da Aldeia mostrou união. Artistas com diferentes visões ideológicas compartilharam o mesmo espaço com um propósito comum: celebrar a arte, a literatura, a poesia e as memórias que moldaram nossa cultura local”, destacou o jornalista e músico Gilmar Pinto, que acompanhou a última edição do Diga Diga de Artes em 1985.

O cantor Gilmar Goulart, do Grupo Eco do Pampa, relembrou que foi aluno de Alexandre Luchese, integrante da banda Thulle, autora da emblemática canção “Anabiosis”. O reencontro com músicos como Deco trouxe à tona lembranças daquele período de efervescência artística.

A noite foi marcada por emoção, aplausos e o sentimento de continuidade. O Diga Diga de Artes, mesmo após quatro décadas, segue inspirando e unindo artistas em torno da cultura da paz — a arte que emociona, integra e resiste ao tempo.

menu
menu