|
|
|
DNITT vai iniciar a licitação da extensão da BR-448 em Nova Santa Rita |
|
| Diretor-geral do DNIT confirma rubrica orçamentária para início da obra que ligará Nova Santa Rita à BR-386, em Portão | |
Prefeito Battistella garante aval do DNITT para iniciar a licitação de construção da extensão da BR-448 em Nova Santa Rita, a partir de 2026
Diretor-geral do DNIT confirma rubrica orçamentária para início da obra que ligará Nova Santa Rita à BR-386, em Portão.
A tão aguardada extensão da BR-448 deu mais um passo decisivo para sair do papel. Em reunião realizada nesta quinta-feira (18), o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, recebeu a confirmação do diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, de que a obra passará a contar com rubrica orçamentária específica em 2026, o que garante a possibilidade de início da licitação para a execução da obra.
A futura ligação entre a BR-448, em Nova Santa Rita, e a BR-386, no município de Portão, promete fortalecer ainda mais o papel estratégico da cidade como polo logístico do Rio Grande do Sul.
Para o prefeito Rodrigo Battistella, a conquista representa um marco para a mobilidade e o desenvolvimento da região:
“É uma vitória coletiva. A extensão da BR-448 é fundamental não só para Nova Santa Rita, mas para todo o estado. Estamos falando de uma obra que vai gerar oportunidades, atrair investimentos e salvar vidas, reduzindo o tráfego pesado dentro das cidades.”
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Juliano Furquim, destacou o impacto econômico da medida. “A confirmação da rubrica orçamentária é a segurança que precisávamos. Isso abre caminho para que Nova Santa Rita siga consolidando sua vocação logística, ampliando o potencial de geração de emprego e renda.”
Presente no encontro, o deputado federal Dionilso Marcon ressaltou o papel da articulação política. “Foi um esforço conjunto, envolvendo o município, lideranças regionais e o governo federal. A BR-448 é uma demanda histórica e a inclusão no orçamento é a garantia de que ela vai avançar.”
Com o aval do DNIT, a Prefeitura e as lideranças locais seguirão acompanhando de perto os próximos passos do processo, que incluem a liberação efetiva de recursos e o início das etapas de licitação e execução da obra.
O projeto total na região prevê cerca de 18,7 quilômetros de pista dupla, ligando Sapucaia do Sul a Portão. O valor estimado da obra é de R$ 1,67 bilhão.
As interseções previstas incluem:
Encontro com a RS-240 em Portão.
Ligação com a RS-239, próximo à Estância Velha, em Portão.
Acesso via Nova Santa Rita (Estrada Itapuí).
Estrada do Carioca em Sapucaia do Sul (próximo ao Zoológico) e Estrada do Socorro, ligando Portão a Nova Santa Rita pelo interior.
O projeto de engenharia executivo está em andamento. O DNIT espera que ele seja concluído em breve para possibilitar a licitação da obra.


