Semana Farroupilha começou no sábado no Parque Centenário
Durante toda semana, o Parque será palco de apresentações de invernadas artísticas, tertúlias, torneios

Por Assessoria de Imprensa
11/09/2025 16h22

A tradição gaúcha tomou conta de Montenegro a partir deste sábado, dia 13, com o início da Semana Farroupilha 2025.

A programação será realizada até o dia 20 de setembro, no Parque Centenário, e traz uma série de atrações culturais, artísticas e esportivas. Já no primeiro dia, o palco do evento receberá grandes nomes da música regional, como Shana Müller, e uma apresentação de dança do grupo Herança

A entrada para o evento será solidária: o público é convidado a doar um quilo de alimento não perecível. A iniciativa busca incentivar a participação da comunidade e colaborar com ações sociais.

Durante toda a semana, o Parque Centenário será palco de apresentações de invernadas artísticas, tertúlias, torneios de truco e vaca parada, além de oficinas culturais voltadas especialmente para estudantes e visitantes.

As oficinas acontecem de 15 a 19 de setembro, nos turnos da manhã e tarde, com a participação de entidades tradicionalistas do município. O encerramento das comemorações acontece no dia 20, com o tradicional Desfile Farroupilha, às 9h, na rua Ramiro Barcelos.

A Semana Farroupilha 2025 é promovida pela Prefeitura de Montenegro, através da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (SMDECT), em parceria com o Sesc e com apoio dos grupos tradicionalistas locais.

Neste ano, o evento presta homenagem ao tradicionalista Jair da Silva César, patrono das festividades, e ao Sicredi, reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul. 

Semana Farroupilha homenageia o domador Jair da Silva César

A programação da Semana Farroupilha de Montenegro deste ano presta homenagem a Jair da Silva César, de 76 anos, reconhecido por sua dedicação à preservação da cultura gaúcha.

Natural da cidade, Jair começou a trabalhar cedo para ajudar a mãe viúva e encontrou no campo sua grande vocação, tornando-se um dos domadores de cavalos mais respeitados da região. Além disso, formou e mantém até hoje sua própria tropilha, fruto de décadas de trabalho e paixão.

Jair também se destacou como alambrador, construindo cercas, galpões e mangueiras por todo o interior gaúcho. Criou três filhos, sendo exemplo de dedicação e honestidade. Sua atuação no meio rural e na vida familiar demonstra a força de um homem simples, mas com enorme influência na comunidade local.

Ligado profundamente ao tradicionalismo, é sócio do CTG Estância do Montenegro e fundador do Piquete 15 de Novembro. Sempre colaborou com eventos campeiros, oferecendo sua tropilha "Água na Paleta" para provas de gineteada em Montenegro e na 15ª Região Tradicionalista.

Também é fundador do grupo Ibiá de Alcoólicos Anônimos, contribuindo há 46 anos para a recuperação de vidas.

Atualmente, mesmo após sofrer um infarto e morar com a filha Silvana, Jair mantém vivo o amor pela tradição gaúcha e pelos cavalos. Sua tropilha continua pastando livremente, símbolo de uma vida dedicada à lida campeira. Para ele, esse amor não tem fim: “não envelhece, não morre jamais”.

A programação da Semana Farroupilha inicia no sábado, dia 13, e vai até dia 20, concentrada no Parque Centenário. O desfile, no dia 20, ocorrerá na parte da manhã na rua Ramiro Barcelos.

menu
menu