![]() |
|
Nova Santa Rita aposta em formação para professores e gestores nas escolas municipais |
|
Com o apoio do SESI, a Secretaria Municipal promove ao longo de 2025 uma série de formações específicas |

NOVA SANTA RITA APOSTA EM FORMAÇÕES PARA PROFESSORES E GESTORES E INSERE STEAM/MAKER NOS PPPS DAS ESCOLAS.
Nova Santa Rita vem se destacando no cenário educacional gaúcho pela ousadia em integrar o movimento STEAM/Maker à prática pedagógica, valorizando a formação de professores e gestores e inserindo inovação nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas municipais.
Com o apoio do SESI, a Secretaria Municipal de Educação promove ao longo de 2025 uma série de formações específicas, que têm como objetivo preparar educadores e líderes escolares para a implementação da cultura maker e da aprendizagem baseada em projetos em todas as etapas da educação básica.
Os encontros de capacitação têm sido estruturados em duas frentes principais:
Professores: com cursos voltados para o uso de tecnologias, metodologias ativas, robótica e pensamento computacional aplicados à realidade dos alunos;
Gestores: com formações estratégicas para liderar a atualização dos PPPs, garantindo que a inovação não seja apenas uma atividade extracurricular, mas parte da identidade pedagógica de cada escola.
Essa preparação é essencial para que os profissionais tenham condições de integrar os conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) com a abordagem mão na massa do movimento Maker. PPPs alinhados à inovação e à BNCC Computacional.
Um dos pontos altos do trabalho em Nova Santa Rita é a inserção oficial do STEAM/Maker nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas, reforçando a educação para a criatividade, o protagonismo estudantil e a resolução de problemas.
Além disso, a rede avança na adaptação da BNCC Computacional, incorporando de forma transversal competências digitais e o pensamento computacional ao currículo, de acordo com as diretrizes nacionais. Dessa forma, a cidade garante que seus alunos estejam preparados para o futuro, sem abrir mão da identidade local e da valorização da prática docente.
Inovação como política pública
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o processo em curso não se limita a formações pontuais, mas busca consolidar uma política pública estruturante, que permanecerá como legado para as próximas gestões.
“A atualização dos PPPs com a cultura maker, a adaptação da BNCC Computacional e as formações continuadas têm um impacto direto na aprendizagem dos nossos alunos. Estamos garantindo que a inovação esteja presente de forma planejada e permanente na rede de ensino”, destaca a Coordenação de Tecnologia e Inovação da SME.
Caminho para o futuro
Com professores capacitados, gestores preparados para liderar processos de mudança e escolas alinhadas a uma proposta pedagógica inovadora, Nova Santa Rita se posiciona como referência no Estado na construção de uma educação que alia tradição e futuro, teoria e prática, inovação e inclusão.