![]() |
|
Montenegro avança com programa de microcrédito em parceria com o Badesul |
|
Objetivo é oferecer cerca de 500 mil com acesso facilitado a microempreendedores |

Montenegro deu início, quinta-feira, 21 de agosto, à construção de um programa de microcrédito inédito no Rio Grande do Sul, em parceria com o Badesul Agência de Fomento do RS.
As definições finais da iniciativa serão elaboradas nas próximas semanas em conjunto entre representantes do poder público municipal e da agência estadual.
O encontro ocorreu na sede do Badesul e contou com a presença de autoridades como o vice-presidente Flávio Lamell e o diretor jurídico Maurício Dziedricki, ambos do Badesul.
Representaram Montenegro o prefeito em exercício Cristiano Braatz, o gerente de Contratos e Convênios Silvio Kaél, o secretário de Desenvolvimento Rural Vladimir Gonzaga, o procurador-geral Alexandre Muniz de Moura, o diretor de Indústria e Comércio Júnior Schneider, o presidente da Câmara Talis Ferreira e os vereadores Alemão Baumcar e Ana Paula Machado (ambos do Podemos).
O objetivo da iniciativa é oferecer cerca de R$ 500 mil em microcrédito com acesso facilitado a microempreendedores — especialmente motoboys, esteticistas e trabalhadores MEI, promovendo geração de emprego, formalização e fortalecimento da economia local.
O prefeito em exercício, Cristiano Braatz, reforçou a finalidade social e econômica do programa:
“Agradecemos a parceria do Badesul. Vamos construir de forma conjunta uma oportunidade para nossos empreendedores, como motoboys, esteticistas e outros MEI que vão fortalecer nossa economia.”
Relevância do programa para Montenegro
Este programa representa um modelo que une fomento, inclusão financeira e desenvolvimento econômico:
Formalização e acesso ao crédito: Microempreendedores informais muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar recursos formais. Este programa oferece a porta de entrada para a formalização, com crédito viabilizado em condições mais justas e acessíveis.
Geração de emprego e renda: com o aporte, empreendedores poderão investir em ferramentas, insumos ou estrutura para impulsionar seus negócios, gerando emprego e renda no município.