Sapucaia do Sul recebeu Selo Prata de eliminação da transmissão vertical do HIV
Certificação reflete o trabalho da Secretaria de Saúde ao implementar boas práticas

Por Comunicação Social
02/12/2024 06h17

SAPUCAIA DO SUL RECEBE SELO PRATA DE ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV

Certificação reflete o trabalho da Secretaria de Saúde ao implementar boas práticas durante o pré-natal, garantindo diagnóstico e tratamento humanizado a mulheres com o vírus

O município de Sapucaia do Sul recebeu do Ministério da Saúde, na tarde de sexta-feira (29), a certificação de selo prata em transmissão vertical do HIV. A Secretária de Saúde, Flávia Mota, recebeu a premiação em Brasília.

A certificação reconhece as estratégias eficazes das localidades que apresentam indicadores próximos da eliminação da doença. As gestantes são monitoradas durante toda a gravidez nas unidades de saúde e, se alto risco, é encaminhada à Clínica de Saúde da Mulher (Clisam). Se uma gestante testar positivo, é encaminhada para acompanhamento no Programa Municipal de IST/HIV/AIDS, onde recebe atendimento especializado.

“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, que é o resultado de um trabalho de toda a equipe de saúde, reduzindo a contaminação vertical, trazendo mais saúde para a população, diminuindo custo e, principalmente, trabalhando contra o preconceito e aumentando a qualidade de vida. Agora vamos trabalhar rumo ao selo ouro e outras certificações disponibilizadas pelo Ministério”, ressaltou a secretária de saúde Flávia Motta.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão vertical é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. No Brasil, essa forma de transmissão tem sido responsável por cerca de 90% dos casos notificados de Aids em menores de 13 anos. A transmissão vertical pode acontecer durante a gestação, durante o trabalho de parto ou durante a amamentação. Por isso, é importante que o estado aperfeiçoe cada vez mais as políticas públicas, melhorando o pré-natal.

 

menu
menu