Corpo de Bombeiros de Nova Santa Rita completa quatro meses no município |
|
Instalação do quartel no município gera mais agilidade no atendimento à comunidade |
Após pouco mais de quatro meses de sua inauguração, o grupamento do Corpo de Bombeiros de Nova Santa Rita tem cumprido sua missão de proteger vidas.
Localizada na Estrada da Pedreira, 351, a unidade inaugurou o espaço, oficialmente, em 4 de julho. De acordo com os dados dos militares, de 28 de abril 2024 a 11 de novembro, foram 123 ocorrências.
Entre as mais atendidas estão as de incêndio, foram 27, e salvamento/busca e resgate, 26, e atendimento pré-hospitalar, 15. Há ainda as ações preventivas, foram 46, ao todo. O manejo de insetos, seis chamados, a remoção de vegetais, duas ocorrências, e uma de produtos perigosos.
Durante a catástrofe climática, por exemplo, a atuação dos agentes foi fundamental. Os bombeiros atuaram diretamente: em Nova Santa Rita foram 36 registros de salvamento e ações de Defesa Civil. Há ainda os apoios a outras cidades, como Canoas (33 auxílios), Esteio (três), Sapucaia do Sul (uma) e Cachoeirinha (uma).
O titular da Secretaria de Segurança Pública, Moacir Serpa Godoi, diz que os atendimentos ficaram mais ágeis. “A presença do Corpo de Bombeiros na cidade representa um marco na nossa capacidade de atender a população. Ter uma equipe preparada e próxima significa salvar vidas, minimizar danos e oferecer segurança para as famílias e para os empreendimentos locais, especialmente em situações críticas que exigem respostas rápidas”, destaca.
Godoi também ressalta a integração entre os entes de segurança como um fator determinante para a instalação da unidade. “O município cumpriu seu papel, disponibilizando o local, a infraestrutura e contratando bombeiros civis para atuarem em conjunto com os militares. Essa união de esforços trouxe o grupamento 24 horas por dia, à disposição da comunidade”.
De acordo com o comandante do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Canoas, responsável pela unidade, tenente Anderson Rogovschi, a parceria com o Executivo foi essencial para a instalação do quartel. Segundo ele, até 2024, Nova Santa Rita era atendida pelo quartel do bairro Mathias Velho, em Canoas. “Essa distância impactava diretamente no tempo resposta e gerava preocupações, pois a cidade está em constante crescimento, tanto em estrutura quanto em população”. “Ter uma equipe de prontidão na cidade permite atender as demandas com mais agilidade, o que é fundamental para salvar vidas”.