Capela de Santana sediou o encontro regional dos representantes da Atenção Primária à Saúde |
|
Evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Saúde do RS |
CAPELA SEDIA EVENTO REGIONAL DA REDE BEM CUIDAR
No dia 6 de novembro, Capela sediou o encontro dos representantes da Atenção Primária à Saúde da Região 8, promovido pela Secretaria da Saúde – Núcleo Regional de Ações em Saúde do Estado.
O evento teve como tema o Pré-Natal do Parceiro: Estratégia de apoio à atenção Primária à saúde, ministrada pelos Especialistas em Saúde do 1CRS/SES: Karina Guisso Vitória e Luiz Carlos Barboza, dirigido aos coordenadores da Atenção Primária à Saúde, representantes municipais da saúde da mulher e da saúde do homem, gestores da Rede Bem cuidar e demais presentes convidados pelos municípios da Região do Vale do Caí, que foram recebidos pela gestora da Rede Bem Cuidar de Capela, a psicóloga Teresinha Teixeira.
O ciclo vigente de trabalho da Rede Bem Cuidar, objetiva incluir o pai na rotina de acompanhamento da gestante e na saúde da família, reforçando que os homens podem e devem ser envolvidos integralmente em tudo o que diz respeito à tomada de decisão reprodutiva, desde a escolha de ser pai à participação solidária na gestação, no parto e no cuidado e na educação das crianças. Durante o encontro,os participantes discutiram sobre a importância do envolvimento consciente e ativo de homens adolescentes, jovens adultos e idosos em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo e, trocaram experiências no intuito de contribuir para a ampliação e a melhoria do acesso e acolhimento do homem aos serviços de saúde, com enfoque na Atenção Básica.
A Rede Bem Cuidar RS integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). O principal objetivo da rede é promover a colaboração entre as gestões estadual e municipal, trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de Atenção Primária à Saúde, oferecidos à população gaúcha.