Apresentada a reserva Sonho Camponês em Nova Santa Rita |
|
Espaço é a primeira reserva particular de assentamento |
Foi apresentada oficialmente na manhã de sexta-feira (14), a reserva Sonho Camponês, em Nova Santa Rita. O espaço é a primeira reserva particular de assentamento da reforma agrária.
Na atividade, que contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, o deputado Adão Pretto Filho parabenizou a iniciativa. A reserva Sonho Camponês tem como foca a agroecologia, uma das bandeiras defendidas pelo parlamentar.
Segundo o Incra, a nova reserva pertence ao casal Azilda Ristow e Olímpio Wodzik, que produzem morango orgânico na área, que tem aproximadamente sete hectares.
Adão Pretto destacou que a reserva Sonho Camponês serve de modelo para a produção de alimentos de forma orgânica, sem agrotóxicos, com fortalecimento dos recursos naturais, a partir da agroecologia.
“Após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul, é um dever de todos nós fortalecer a relação do homem com a natureza, fomentar a transição agroecológica e a produção de alimentos orgânicos. Essa iniciativa do Sonho Camponês pode ser um farol para todos nós”, enalteceu Adão Pretto.
O deputado é autor do projeto 104/2023, que propõe a criação da Política Estadual de Fomento à Agricultura Regenerativa, Biológica e Sustentável no Rio Grande do Sul.
A proposta, que está na comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, tem como objetivo a redução do uso de agrotóxicos e, por consequência, uma maior produção de alimentação saudável, sem degradação da natureza.